AFINAL CRISE TRANSFORMA-SE EM FESTA

AFINAL CRISE TRANSFORMA-SE EM FESTA


 

“Hell” e “Avé”, os grandes vencedores da edição 32 do FANTASPORTO
Artur Serra Araújo repete Prémio Especial do Júri Semana Realizadores
 
Mais uma vez, o Fantasporto prova que é o festival dos grandes filmes. Sejam eles produções arrojadas com nomes sonantes na produção, sejam obras de autor de um cinema europeu, ou de outras paragens, nunca visto em Portugal. Se, na Secção Oficial de Cinema Fantástico o dedo de Roland Emerich no filme alemão de ficção cientítifca, o apocalíptico “HELL” de Tim Felhbaum conquistou o Júri, já na 22ª Semana dos Realizadores foi a viagem de dois jovens pela velha Bulgária que arrecadou o Prémio de Melhor Filme – “AVÉ”, a estreia nas longas-metragens de Konstantin Bojanov. “AVÉ” ganha, também, o prémio de Melhor Argumento.
 
A produção nacional está de novo de parabéns. O segundo filme de Artur Serra Araújo produzido por Francisco Bravo Ferreira, “A MORAL CONJUGAL”, foi galardoado com um dos principais prémios do Festival. Depois do Prémio Especial do Júri da Semana dos Realizadores em 2007 com o seu “Suicídio Encomendado”, o jovem realizador português repete o galardão! Com um humor cínico bem português e com uma história de impacto “A MORAL CONJUGAL” é a confirmação do grande talento deste realizador e argumentista.
Ainda, na 22ª Semana dos Realizadores saltam à vista “CHINESE TAKE-AWAY” de Sebastián Borensztein. Esta comédia agridoce e inteligente sobre a solidão, camaradagem e vacas que caem do céu, ganhou o prémio de Melhor Realizador, e “LENA” do nosso bem conhecido Christophe Van Rompaey (“Moscow, Belgium”) conquista o prémio para a Melhor Actriz (Emma Levie) e uma Menção Especial do Júri, referindo que esta obra “mostra uma voz muito especial através dos seus filmes”. Produção de Els Vandevorst, o mesmo de “Dancer in the Dark” e “Dogville”, “Lena” é um drama tocante sobre uma jovem que vê a vida mudar do Inferno para o Céu no dia em que se apaixona.
Outros vencedores do Fantasporto 2012 são: “JUAN DE LOS MUERTOS” de Alexandro Bruguès, o primeiro filme de zombies cubano que o New York Times e o Washington Post viram e gostaram. Esta co-produção Espanha/Cuba venceu os prémio do Público e de Melhor Actor (Alexis Díaz de Villegas) da Secção Oficial de Cinema Fantástico. A comédia “bestial” galega “LOBOS DE ARGA” de Juan Martínez Moreno foi reconhecido com uma Menção Especial do Júri Internacional e pela Crítica que lhe atribuiu o prémio.
O FANTASPORTO é um festival generalista, internacionalmente considerado uma referência do Mundo do Cinema. O reconhecido “International Film Guide”, na sua edição 48ª, de 2012, considera-o como “a major film event that screens the best cinema from around the world” destacando, em longo artigo de três páginas, o Fantasporto entre os Leading Festivals of the World, isto a par de inúmeras referências muito elogiosas da generalidade dos jornalistas estrangeiros presentes no Porto. Entre eles, o director do Festivals.com, o site principal de Festivais do Mundo, e que fez cobertura diária do Fantasporto, Martin Dale da Variety ou Ian Haydn Smith do IFG. Saliente-se ainda todo o trabalho de promoção e divulgação do Fantasporto  pelo mais visto canal de notícias da Europa, o Euronews.
De realçar também que o International Film Guide vai atribuir, como é hábito nos últimos anos o seu prémio INSPIRATION AWARD a uma primeira obra apresentada no Fantasporto. A escolha recaiu sobre o filme catalão “EVA” de Kike Maillo, que terá garantida uma  ampla promoção a nível mundial.
Tal como dissemos no início do certame, este foi de facto o maior Festival de sempre. 406 filmes foram exibidos em 188 sessões.  Como é habitual, quase 80% dos filmes foram europeus, sendo 20% portugueses. 90% foram antestreias absolutas em Portugal e 6 longas-metragens tiveram estreia mundial no Fantas.
Os espectadores foram, até ao momento quase, quase os mesmos do ano passado. Provavelmente atingiremos os 45 mil espectadores (foram 42 000 em 2011). São números oficiais enviados diariamente pelo Rivoli para o Instituto Português de Cinema, registados bilhete a bilhete através da venda online, pelo que não há qualquer dúvida sobre esse resultado. Neste número, não são contabilizados os portadores de cartões de Imprensa e de Convidados, que não são obrigados a levantar bilhetes, mas têm cerca de 120 lugares reservados na plateia do Rivoli. Também não contabilizados são as cerca de  3 mil pessoas que passaram pelo Rivoli para ver a raríssima Exposição de Holografia, ou nas apresentações de livros e workshops realizados ou participaram nas conferências do Forum O FUTURO AGORA que decorreu entre 21 e 23 de Fevereiro. Isto não esquecendo o sucesso em que se transformou a quase mascote deste Festival, o Dragão, criado em aço fundido e ferro, que recebeu diariamente quem visitava o Festival ou “piscava o olho” a quem passava em frente do Rivoli. Se existiu uma grande estrela no firmamento deste Fantasporto, qual Sereiazinha de Copenhaga, foi este Dragão, da autoria de Aureliano, seguramente o “convidado” mais fotografado do evento!
Novidades, as novas secções competitivas destinadas ao Cinema Português e cujo júri atribuiu o Prémio de o Melhor Filme a NADA FAZI de Filipa Reis e João Miller Guerra e de Melhor Escola de Cinema portuguesa à UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PORTO. Este, um espaço evidente para proporcionar visibilidade aos cineastas emergentes em Portugal.
O programa paralelo FUTURO AGORA marcou este evento. A parceria feita com a UP através da Faculdade de Ciências do Porto que organizou a referida e inédita exposição de holografia que incorpora um holograma criado especificamente para esta mostra, é de salientar. A criação para o Fantasporto de um holograma tecnicamente muito avançado sobre o “Blade Runner, deu ainda um interesse ainda maior a esta magnífica exposição. Finalizado o nosso trabalho de 2012, com um sucesso assinalável, onde se cumpriu com qualidade superior o programa a que nos propusemos, o Fantasporto (se as tais “portas” tão faladas se abrirem um pouco) esperamos voltar em de 2013 -18 de Fevereiro a 3 de Março.


  • 08.03.14
    ESTADO E AUTARQUIA GAR


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO

  • 08.03.14
    OS PRÉMIOS DO FANTASPORTO


    Os prémios atribuidos pelos Júris Internacionais do FANTASPORTO'2014.

  • 25.01.14
    8 MARCO | DAY 9


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO Venda de Bilhetes no Rivoli ou em https://fantasporto.bilheteiraonline.pt Em noite de Baile de Vampiros uma tarde cheia de calafrios, antestreias Mundiais e tudo para terminar com a entrega de prémios e The Railway Man com Nicole Kidman...e ainda o filme vencedor do Fantas´14