ANTóNIO DE MACEDO

ANTóNIO DE MACEDO


Apesar de no cinema português o fantástico não ser a tónica dominante, a verdade é que ele existe. E António de Macedo é o seu principal arauto. A 33ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto decorre no Teatro Rivoli, entre os dias 25 de Fevereiro e 10 de Março. O Prémio carreira 2013 vai para este divulgador do cinema do imaginário.

 

Num panorama do cinema português dominado pelo realismo, a carreira de António de Macedo é uma lufada de ar fresco pela introdução de temáticas do género fantástico e imaginário.

Tendo sido um dos primeiros júris da Secção Oficial Competitiva de Cinema Fantástico do Fantasporto, António de Macedo tem-nos acompanhado ao longo do tempo com os seus filmes. “O Princípio da Sabedoria”, Os Emissários de Khalon” e “Os  Abismos da Meia noite”, todos eles apresentados em edições anteriores do Fantasporto e os dois últimos em competição, demonstraram uma invulgar e consistente predilecção do cineasta por histórias de ficção científica e algum esoterismo, completamente inovadores no panorama nacional.

Macedo conseguiu a proeza de uma filmografia orientada para um género em geral omisso do cinema português, com poucos meios para o “standard” das produções de ficção científica.

Contudo, a sua filmografia aborda com igual sucesso outros géneros, como seja o caso de duas obras primas do neo-realismo cinematográfico, que são “Domingo à Tarde”, baseado na obra homónima de Fernando Namora e “A Promessa”, filme que se debateu com sérios problemas de censura, no antigo regime.

Mas, a carreira de António de Macedo está longe de se esgotar nesta faceta de realizador, dado que nos últimos 50 anos tem sido uma das figuras de proa do nosso audiovisual.

Escritor, critico, professor, fundador do lendário Centro Português de Cinema, estrutura de base do cinema novo português, António de Macedo com 81 anos é o Prémio Carreira do Fantasporto 2013.


  • 19.12.14
    SO CINEMA PORTUGUÊS


    FERNANDO VENDRELL RECEBE PRÉMIO DE CARREIRA DO FANTASPORTO Como sempre, o cinema português está representado no FANTAS, desta vez, com cerca de 60 filmes .

  • 19.12.14
    TODOS OS FILMES SELECCIONADOS


    A cidade do Porto, , capital do Norte de Portugal, debruçada sobre o Rio Douro e este ano considerada de novo o “Melhor Destino Turístico da Europa”, recebe há 35 anos um dos festivais de cinema mais prestigiados a nível Europeu, senão Mundial.

  • 17.12.14
    ORIENT EXPRESS E MUITO MAIS CINEMA


    O MUNDO DO CINEMA PARA VER EM PRIMEIRA MÃO MAIS 17 FILMES INÉDITOS NUM FANTAS INVULGAR...