ANTóNIO DE MACEDO

ANTóNIO DE MACEDO


Apesar de no cinema português o fantástico não ser a tónica dominante, a verdade é que ele existe. E António de Macedo é o seu principal arauto. A 33ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto decorre no Teatro Rivoli, entre os dias 25 de Fevereiro e 10 de Março. O Prémio carreira 2013 vai para este divulgador do cinema do imaginário.

 

Num panorama do cinema português dominado pelo realismo, a carreira de António de Macedo é uma lufada de ar fresco pela introdução de temáticas do género fantástico e imaginário.

Tendo sido um dos primeiros júris da Secção Oficial Competitiva de Cinema Fantástico do Fantasporto, António de Macedo tem-nos acompanhado ao longo do tempo com os seus filmes. “O Princípio da Sabedoria”, Os Emissários de Khalon” e “Os  Abismos da Meia noite”, todos eles apresentados em edições anteriores do Fantasporto e os dois últimos em competição, demonstraram uma invulgar e consistente predilecção do cineasta por histórias de ficção científica e algum esoterismo, completamente inovadores no panorama nacional.

Macedo conseguiu a proeza de uma filmografia orientada para um género em geral omisso do cinema português, com poucos meios para o “standard” das produções de ficção científica.

Contudo, a sua filmografia aborda com igual sucesso outros géneros, como seja o caso de duas obras primas do neo-realismo cinematográfico, que são “Domingo à Tarde”, baseado na obra homónima de Fernando Namora e “A Promessa”, filme que se debateu com sérios problemas de censura, no antigo regime.

Mas, a carreira de António de Macedo está longe de se esgotar nesta faceta de realizador, dado que nos últimos 50 anos tem sido uma das figuras de proa do nosso audiovisual.

Escritor, critico, professor, fundador do lendário Centro Português de Cinema, estrutura de base do cinema novo português, António de Macedo com 81 anos é o Prémio Carreira do Fantasporto 2013.


  • 16.04.13
    75 ANOS DE FEITICEIRO DE OZ


    34ª edição do Fantasporto. Na abertura oficial do festival a 28 de Fevereiro será exibida com a autorização dos produtores, a versão restaurada da obra prima de Victor Fleming que celebra os 75 anos da sua estreia em 2014.

  • 09.03.13
    PRÉMIOS FANTASPORTO 2013


    LISTA DE PREMIADOS

  • 09.03.13
    "MAMÃ" O GRANDE VENCEDOR


    A mais recente produção de Guillermo del Toro, “Mamã” de Andrés Muschietti é o grande vencedor do Fantasporto 2013 – Secção oficial de Cinema Fantástico.