O ORIENTE À CONQUISTA DA EUROPA NO FANTAS2011

O ORIENTE À CONQUISTA DA EUROPA NO FANTAS2011


O cinema sul-coreano não deixa de nos surpreender com BEDEVILLED de Jang Cheolsoo, um thriller cheio de suspense e violência psicológica que esteve na selecção oficial da Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010  que agora venceu o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Gerardmer, na França. O prémio foi atribuído por um Júri presidido pelo nosso bem conhecido mestre do horror italiano, Dario Argento.

 

Hae-won é uma bela mulher solteira na casa dos trinta, que trabalha num banco na cidade de Seul. Ela leva uma vida agitada até que se torna testemunha num caso de tentativa de homicídio. No trabalho, os colegas começam a criar-lhe problemas. Para fugir da rotina, tira férias em Moodo, uma pequena ilha subdesenvolvida onde há muitos anos deixou uma amiga, Bok-nam.


Outro dos filmes sul-coreanos premiado em Gerardmer foi “I Saw the Devil” de Kim Woom Jee, que em 2004 venceu o Fantasporto com “A História de Duas Irmãs – A Tale of Two Sisters”. O filme ganhou os prémios da Crítica, Audiência e dos Estudantes de Cinema. “I Saw the Devil” é um conto sobre vingança. O género policial atinge um novo patamar e o conceito de vingança é levado a um extremo bem ao gosto oriental. O protagonista de “Old Boy”, o actor Choi Min-Sik, é agora Kyung-chui, um psicopata perigoso que mata por prazer.


Contando com o ALTO PATROCÍNIO do MINISTÉRIO DA CULTURA, via ICA e CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO, da União Europeia, através do Programa MEDIA, do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal e da SuperBock enquanto patrocinador principal, a 31ª edição do FANTASPORTO decorre, como é habitual, em dois módulos distintos, o primeiro entre 21 e 24 de Fevereiro – denominado de Pré-Fantas e o segundo, o Festival propriamente dito, que abre oficialmente as suas portas a 25 de Fevereiro, encerrando a 6 de Março com a exibição dos filmes premiados. Este ano o Fantasporto volta, de novo, a utilizar exclusivamente as duas salas do Rivoli –Teatro Municipal realizando a sua festa de encerramento, o tradicional Baile dos Vampiros, no sábado de Carnaval, 5 de Março, no Teatro Sá da Bandeira.

 

Secção Oficial Orient Express

 

Bedevilled – Jang Cheol-so – Coreia do Sul – 115 min (tb CF)

Death Kappa - Tomoo Haraguchi – Jap - 85 min

Enemy at the dead End - Park Soo- Young - Coreia do Sul – 93 min

Hahaha - Hong Sang-soo – Coreia do Sul – 115 min

I Saw the Devil- Kim Jee-woon Coreia do Sul- 144 min  (Tb CF)

Patient X - Yam Laranas – Filipinas – 108 min (Tb CF)

Red Nights - Laurent Courtiaud e Julien Carbon - Fra/Hong Kong – 110 min (Tb CF)

The Housemaid - Im Sang-Soo – Cor Sul – 106 min (tb SR)


  • 08.03.14
    ESTADO E AUTARQUIA GAR


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO

  • 08.03.14
    OS PRÉMIOS DO FANTASPORTO


    Os prémios atribuidos pelos Júris Internacionais do FANTASPORTO'2014.

  • 25.01.14
    8 MARCO | DAY 9


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO Venda de Bilhetes no Rivoli ou em https://fantasporto.bilheteiraonline.pt Em noite de Baile de Vampiros uma tarde cheia de calafrios, antestreias Mundiais e tudo para terminar com a entrega de prémios e The Railway Man com Nicole Kidman...e ainda o filme vencedor do Fantas´14