ROSTOS DO “STAR SYSTEM” FRANCêS

ROSTOS DO “STAR SYSTEM” FRANCêS


Integrado na retrospectiva dedicada às grandes vedetas do cinema francês, o Fantasporto vai expor uma notável colecção de fotografias dos rostos do “star system” gaulês. Do arquivo do conhecido cinéfilo e coleccionista Jean-Loup Passek, esta exposição é composta por dezena e meia de retratos de grandes dimensões, num soberbo preto-e-branco e com a assinatura de fotógrafos famosos. A exposição pode ser vista no foyer do 3º andar do Teatro Rivoli.

 

A 33ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto decorre no Teatro Rivoli, entre os dias 25 de Fevereiro e 10 de Março.

Vulgarmente conotado com o cinema americano, o “star system” encontrou no cinema francês a sua melhor expressão a nível europeu. Trabalhando de forma cuidada e sistemática a fotogenia das suas vedetas, divulgando na imprensa estes rostos, criaram uma aura de sedução que muito serviu para promover o seu cinema.

Do vasto e valioso espólio do critico de cinema Jean-Loup Passek, com uma paixão confessa por Portugal que o levou a doar o seu impressionante arquivo ao Museu de Melgaço, o Fantasporto apresenta uma selecção  de originais.

Uma ocasião para se reflectir sobre as relações estreitas entre fotografia e cinema, sobre a importância da imprensa escrita na promoção da Sétima Arte e sobre o papel fundamental das actrizes e actores na interacção com o público.



  • 19.12.14
    SO CINEMA PORTUGUÊS


    FERNANDO VENDRELL RECEBE PRÉMIO DE CARREIRA DO FANTASPORTO Como sempre, o cinema português está representado no FANTAS, desta vez, com cerca de 60 filmes .

  • 19.12.14
    TODOS OS FILMES SELECCIONADOS


    A cidade do Porto, , capital do Norte de Portugal, debruçada sobre o Rio Douro e este ano considerada de novo o “Melhor Destino Turístico da Europa”, recebe há 35 anos um dos festivais de cinema mais prestigiados a nível Europeu, senão Mundial.

  • 17.12.14
    ORIENT EXPRESS E MUITO MAIS CINEMA


    O MUNDO DO CINEMA PARA VER EM PRIMEIRA MÃO MAIS 17 FILMES INÉDITOS NUM FANTAS INVULGAR...