PROGRAMA ESPECIAL FANTASPORTO 2013

PROGRAMA ESPECIAL FANTASPORTO 2013


2013 é o ano da Literatura, pedra fundamental da boa escrita de Argumento, da crítica cinematográfica e da Cultura em geral. O Fantasporto apresenta, assim, ao seu público, e mais uma vez pela voz de escritores e investigadores profissionais, áreas da Cultura que lhes permitirão compreender melhor o processo criativo e de investigação que existe por detrás dos filmes.

 

Este programa segue o mesmo padrão dos Programas Especiais do Fantasporto anteriormente apresentados, sempre com uma temática anual diferente, reorganizando práticas, espectáculos e eventos paralelos que remontam à primeira edição do Fantasporto em 1981,e explorando o cruzamento do Cinema com as Artes e as Ciências.

Assim, foram já dedicados programas às seguintes temáticas:  Arquitectura (2009), Robótica e Efeitos Especiais (2010), Artes Plásticas (2011), Problemática do Futuro e a Ficção Científica (2012).

Estes Programas têm como parceiros habituais especialistas de entidades como a Universidade do Porto e Universidade Católica, assim como diversos profissionais das  áreas em questão.

Note-se o espectro deste Programa Especial que, por exemplo, em 2011,incluiu debates, exposições, conferências e apresentações de novas publicações no Teatro Rivoli, assim como a produção de 17 documentários sobre artistas plásticos de topo da cena artística portuguesa. Em 2012, realizou, além de 17 conferências com especialistas de diversas áreas sobre o tema do Futuro, a edição de uma Antologia de Contos de Ficção Científica  e apresentou uma exposição inovadora de Hologramas.

Este Programa Especial é único no universo dos Festivais de Cinema.