EXTREMOS VINDOS DO ORIENTE PARA O FANTAS 2011

EXTREMOS VINDOS DO ORIENTE PARA O FANTAS 2011


Selecção Oficial de Competição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, “The Housemaid” é um dos mais marcantes filmes do Fantasporto 2011.

 

O regresso do cinema sul-coreano ao suspense e à sensualidade. Mais desinibida esta cinematografia agora, já não tem medo de mostrar o corpo feminino e, até, usá-lo como parte do enredo. Uma mistura explosiva de erotismo oriental e extrema violência psicológica num filme choque que marcou. Um final arrepiante.


Outro dos filmes colheita de Cannes 2010, Prémio da prestigiada secção Un Certain Regard, “Hahaha” é uma comédia que gira em torno de uma conversa entre dois amigos, que vão desfiando história, episódios pícaros e aventuras imaginárias ou reais.


O mestre sul coreano Kim Woon Jee, vencedor do Fantasporto em 2004 com “A História de Duas Irmãs – A Tale of Two Sisters” regressa com “I Saw the Devil” um conto sobre vingança. O género policial atinge um novo patamar e o conceito de vingança é levado a um extremo bem ao gosto oriental. O protagonista de “Old Boy”, o actor Choi Min-Sik, é agora Kyung-chui, um psicopata perigoso que mata por prazer.


Numa co-produção Hong Kong/França, “Red Nights” é outro dos filmes imperdíveis. Um fantástico thriller fetichista sobre sadismo dos mesmos argumentistas de “Running out of Time” de Johnnie To. Este é também o filme do regresso da mítica estrela de Hong Kong Carrie Ng, famosa pelas presenças em “Naked Killer” e “Zen”. Aqui faz o papel da “jade” Dragon Lady, uma sedutora assassina psico-sexual.  Um biscoito da sorte agridoce sobre o assassinato e a fraude, onde coexistem o “giallo” italiano e os thrillers de espionagem, com o exotismo do Extremo Oriente como palco.


Contando com o ALTO PATROCÍNIO do MINISTÉRIO DA CULTURA, via ICA e CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO, da União Europeia, através do Programa MEDIA, do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal e da SuperBock enquanto patrocinador principal, a 31ª edição do FANTASPORTO decorre, como é habitual, em dois módulos distintos, o primeiro entre 21 e 24 de Fevereiro – denominado de Pré-Fantas e o segundo, o Festival propriamente dito, que abre oficialmente as suas portas a 25 de Fevereiro, encerrando a 6 de Março com a exibição dos filmes premiados. Este ano o Fantasporto volta, de novo, a utilizar exclusivamente as duas salas do Rivoli –Teatro Municipal realizando a sua festa de encerramento, o tradicional Baile dos Vampiros, no sábado de Carnaval, 5 de Março, no Teatro Sá da Bandeira.

 

Orient Express

 

Bedevilled – Jang Cheol-so – Coreia do Sul – 115 min (tb CF)

Death Kappa - Tomoo Haraguchi – Jap - 85 min

Enemy at the dead End - Park Soo- Young - Coreia do Sul – 93 min

Hahaha – Hong Sang-soo – Coreia do Sul – 115 min

I Saw the Devil- Kim Jee-woon Coreia do Sul- 144 min  (Tb CF)

Patient X – Yam Laranas – Filipinas – 108 min (Tb CF)

Red Nights - Laurent Courtiaud e Julien Carbon - Fra/Hong Kong – 110 min (Tb CF)

The Housemaid – Im Sang-Soo – Cor Sul – 106 min (tb SR)

 


  • 19.12.14
    SO CINEMA PORTUGUÊS


    FERNANDO VENDRELL RECEBE PRÉMIO DE CARREIRA DO FANTASPORTO Como sempre, o cinema português está representado no FANTAS, desta vez, com cerca de 60 filmes .

  • 19.12.14
    TODOS OS FILMES SELECCIONADOS


    A cidade do Porto, , capital do Norte de Portugal, debruçada sobre o Rio Douro e este ano considerada de novo o “Melhor Destino Turístico da Europa”, recebe há 35 anos um dos festivais de cinema mais prestigiados a nível Europeu, senão Mundial.

  • 17.12.14
    ORIENT EXPRESS E MUITO MAIS CINEMA


    O MUNDO DO CINEMA PARA VER EM PRIMEIRA MÃO MAIS 17 FILMES INÉDITOS NUM FANTAS INVULGAR...