QUALIDADE, TALENTO SEMANA REALIZADORES 2011

QUALIDADE, TALENTO SEMANA REALIZADORES 2011


Destaque especial merece “Inhale” de Baltazar Kormákur, filme de uma enorme actualidade sobre o tráfico de orgãos e que revela uma nova faceta do cinema norte-americano. Os actores Sam Shepard (nomeado para Oscar em “The Right Stuff”), Diane Kruger (“Inglorius Basterds”), Dermot Mulroney (“My Best Friend's Wedding”) e Jordi Mollá (“Knight and Day”) são os protagonistas deste thriller sobre um casal que arrisca a vida para conseguir um transplante de pulmão para a filha. Uma viagem ao México que promete ser lugar de salvação, torna-se uma epopeia nos infernos.


Selecção Oficial Un Certain Regard do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010, “Carancho” de Pablo Trapero é o representante argentino na competição da Semana dos realizadores. Uma fabulosa história de amor, dura e sem redenção a fazer lembrar “Amor Cão” de Alejandro González Iñarritu.


Genialmente interpretado por Ricardo Darín que o publico do Fantasporto já viu em “Nueve Reinas”, “O Segredo dos Seus Olhos” (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e em “El Hijo de la Novia”. Tendo como pano de fundo a tragédia que são os acidentes de viacção, esta relação entre um advogado e uma médica de emergência serve de pretexto para uma reflexão cínica. os desastres de automóvel são afinal uma indústria. Apesar de argentino este filme apresenta uma temática universal.

 

Do Canadá chega uma outra poderosa história. Baseada em factos reais, o misterioso regresso de um adolescente, desaparecido há muitos e longos anos, vai intrigar a polícia. Um puzzle que revela um passado cheio de segredos obscuros. Com interpretações memoráveis das fabulosas actrizes Famke Janssen (Jean Grey em “The X-Men” e Bond-girl em “GoldenEye”) e Ellen Barkin (“Ocean’s 13”), neste elenco destaca-se ainda Nick Stahl (“Sin City”).

 

Se durante os últimos anos o panorama do cinema italiano esteve um pouco na sombra, a novíssima geração de realizadores promete dar cartas. É o caso de “Eighteen Years Later” de Edoardo Leo. Comédia dramática italiana, multipremiada em festivais de cinema de todo o mundo, de Annecy a Trieste, passando por Roma, Magna (Grécia) e Ibiza, uma viagem nostálgica às raízes dos personagens, que é também uma viagem às raízes do grande cinema italiano da década de 60.

 

Contando com o ALTO PATROCÍNIO do MINISTÉRIO DA CULTURA, via ICA e CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO, da União Europeia, através do Programa MEDIA, do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal e da SuperBock enquanto patrocinador principal, a 31ª edição do FANTASPORTO decorre, como é habitual, em dois módulos distintos, o primeiro entre 21 e 24 de Fevereiro – denominado de Pré-Fantas e o segundo, o Festival propriamente dito, que abre oficialmente as suas portas a 25 de Fevereiro, encerrando a 6 de Março com a exibição dos filmes premiados. Este ano o Fantasporto volta, de novo, a utilizar exclusivamente as duas salas do Rivoli –Teatro Municipal realizando a sua festa de encerramento, o tradicional Baile dos Vampiros, no sábado de Carnaval, 5 de Março, no Teatro Sá da Bandeira.

 

Semana dos Realizadores

 

9:06 - Igor Sterk – Eslováquia – 71 min

Carancho - Pablo Trapero- Arg – 107 min

Eighteen Years Later – Edoardo Leo – Ita – 110 min

Hay Fever/Febre da Fieno – Laura Luchetti – Itália –100 min

Inhale - Baltazar Kormákur - EUA - 100 min

Miyoko - Yoshifumi Tsubota – Jap – 86 min

R U There – David Verbeek – Hol – 90 min

The Chameleon - Jean Paul Salomé -  Canadá - 106 min

The Housemaid – Im Sang-Soo – Cor Sul – 106 min (tb OE)