2011 UM FANTÁSTICO ANO DE CINEMA!

2011 UM FANTÁSTICO ANO DE CINEMA!


Depois de ter ganho o Fantasporto 1984 com “Le Dernier Combat”, Luc Besson regressa com o seu mais recente e extravagante projecto: “The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec”. Adaptação das populares bandas desenhadas de Tardi, Adèle é a versão feminina e fantástica de Tintin. Ambos são jornalistas e aventureiros, alé,m de se meterem em aventuras para além da imaginação. O papel masculino está entregue ao consagrado Mathieu Amalric (“007 - Quantum of Solace”, “O Escafandro e a Borboleta” e “Munique”). Uma das mais aguardadas estreias da temporada que o Fantasporto exibe em competição.

 

Nomeado para Oscar de Melhor Guarda Roupa, “The Tempest” de Julie Taymor é outros dos filmes em competição. Luxuosa reconstituição de época, é também uma releitura original e criativa da peça homónima de Shakespeare. Os actores Helen Mirren (Oscar de Melhor Actriz em “A Rainha”), Djimon Hounsou (nomeado para Oscares em “Diamante de Sangue” e “Na América”), David Strathairn (Nomeado para Oscar em “Boa Noite, e Boa Sorte”) e Alfred Molina (“Magnolia”, “Chocolate” e “Uma Outra Educação”), são os protagonistas.


Lançado em Portugal pelo Fantasporto, quando ainda era um talento desconhecido, o neo-zelandês Karl Urban (“O Senhor dos Aneis” e “The Bourne Supremacy”) junta-se às jovens norte-americanas Odete Yustman (“Unborn” e “Cloverfield”) e Amber Heard (“Zombieland”, “All the Boys Love Mandy Lane”) no remake de um clássico do cinema de terror e suspense dos anos 70 – “And Soon the Darkness” de Marcos Efron. Duas jovens sozinhas de férias, um misterioso hóspede com ar paranóico, um hotel perdido e um desaparecimento, está aqui a receita perfeita para um crime.


A polémica está garantida neste Fantasporto com a presença do provocador “A Serbian Film”. Filme mais cortado pela censura britânica nos últimos dezasseis anos, exigiu 49 cortes para que fosse apresentado no Festival FrightFest. Banido no festival de San Sebastian pelo tribunal a pedido de uma comissão de pais católicos, e mesmo assim premiado com um prémio especial como símbolo da defesa da liberdade de expressão, "A Serbian Film" é o filme choque do Fantas 2011.


Variando de latitude, o cinema do oriente não podia faltar na competição do fantástico. O mestre sul coreano Kim Woon Jee, vencedor do Fantasporto em 2004 com “A História de Duas Irmãs – A Tale of Two Sisters” regressa com “I Saw the Devil” um conto sobre vingança. O género policial atinge um novo patamar e o conceito de vingança é levado a um extremo bem ao gosto oriental.

O protagonista de “Old Boy”, o actor Choi Min-Sik, é agora Kyung-chui, um psicopata perigoso que mata por prazer.


Contando com o ALTO PATROCÍNIO do MINISTÉRIO DA CULTURA, via ICA e CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO, da União Europeia, através do Programa MEDIA, do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal e da SuperBock enquanto patrocinador principal, a 31ª edição do FANTASPORTO decorre, como é habitual, em dois módulos distintos, o primeiro entre 21 e 24 de Fevereiro – denominado de Pré-Fantas e o segundo, o Festival propriamente dito, que abre oficialmente as suas portas a 25 de Fevereiro, encerrando a 6 de Março com a exibição dos filmes premiados. Este ano o Fantasporto volta, de novo, a utilizar exclusivamente as duas salas do Rivoli –Teatro Municipal realizando a sua festa de encerramento, o tradicional Baile dos Vampiros, no sábado de Carnaval, 5 de Março, no Teatro Sá da Bandeira.

 

S.O. Cinema Fantástico  

(Longas-metragens Competição)

 

A Serbian Film - Srdjan Spasojevic – Sérvia - 104 min

And Soon the Darkness - Marcos Efron - EUA/Arg/Fra – 91 min

Bedevilled – Jang Cheol-so – Coreia do Sul – 115 min (Tb OE)

Exorcismus- La Posessión de Emma Evans- Esp – 98 min

I Saw the Devil - Kim Jee-woon – Coreia do Sul - 144 min (Tb OE)

Iron Doors – Stephen Manuel – GB – 80 min

La Herencia Valdemar II: La Sombra Prohibida- José Luís Alemán –Esp -93 min

Patient X – Yam Laranas – Filipinas – 108 min (Tb CF)

Rabies (Kalevet) - Aharon Keshales, Navot Papushado – Israel - 90 min

Red Nights - Laurent Courtiaud e Julien Carbon - Fra/Hong Kong – 110 min

Secuestrados (Kidnapped) - Miguel Angel Vivas - Esp- 80 min

The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec - Luc Besson - 107 min

The Last Employee – Alexander Adolph – Ale – 86 min

The Tempest - Julie Taymor - EUA - 111 min

Timer – Jack Schaeffer – EUA – 100 min

Two Staring Eyes - Elbert Van Strien- Holanda – 107 min

 

Curtas (Competição CF)

Babel – HendrickSudollier – Fra – 15 min

Brutal Relax - David Muñoz - Esp – 12 min

Dead Happy - Nicky Lianos – GB – 12 min

Fairy Catcher - Kealan O’ Rourke – Irl – 12 min

Heart - Erick Oh – EUA – 8.30 min

Mrdrchain – Ondrej Svadlena – França, República Checa – 9.40 min

Once a Dream Did Wear a Shade - Sofia Kryukova - Port/Russia - 2 min

Pixels – Patrick Jean – Fra – 2.35 min

Rubika – Claire Bauden, Ludovic Habas, Mickael Krebs, Julien Legay, Chao Ma, Florent Rousseau, Caroline Roux, Margaux Vaxelaire – Fra – 4 min

Strata #3 – Quayola – França, GB – 7 min

Tattoo XXL – Loris Accaries, Guillaume Cunis, Rémy Dupont, Gael Falzowski, Arnaud Janvier, Audrey Janvier, Vincent Tonelli – Fra - 3.50 min

The Ciclope - Carlos Morett – Esp – 12 min

The Holy Chicken – NoMint – Fra – 3 min


  • 08.03.14
    ESTADO E AUTARQUIA GAR


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO

  • 08.03.14
    OS PRÉMIOS DO FANTASPORTO


    Os prémios atribuidos pelos Júris Internacionais do FANTASPORTO'2014.

  • 25.01.14
    8 MARCO | DAY 9


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO Venda de Bilhetes no Rivoli ou em https://fantasporto.bilheteiraonline.pt Em noite de Baile de Vampiros uma tarde cheia de calafrios, antestreias Mundiais e tudo para terminar com a entrega de prémios e The Railway Man com Nicole Kidman...e ainda o filme vencedor do Fantas´14