TUDO SOBRE A 39ª EDIÇÃO DO FANTASPORTO

TUDO SOBRE A 39ª EDIÇÃO DO FANTASPORTO


-

39ª edição do FANTASPORTO 2019 de 19 de Fevereiro a 3 de Março no Teatro Rivoli

 

DESDE HÁ 39 ANOS

- DESCOBRIMOS OS REALIZADORES DO NOSSO TEMPO

- DESCOBRIMOS AS CINEMATOGRAFIAS EMERGENTES

- RECEBEMOS NO PORTO O MUNDO DO CINEMA

 

 

SEMPRE NOVO, SEMPRE DIFERENTE. Todos os anos, uma nova colheita. Todos os anos, novos filmes com novas perspectivas, trazendo com eles os sons, as imagens, os sentimentos e ideias do nosso tempo. Todos os anos descobrindo os nomes que fazem o cinema que é visto nas salas de todo o Mundo. As novas cinematografias. Todos os anos, um festival totalmente novo com as mais recentes produções mundiais. Todas inéditas em Portugal, muitas delas em Antestreia Mundial, internacional ou Europeia, o que demonstra uma aposta firme dos produtores e agentes de vendas no FANTASPORTO, o Festival Internacional de Cinema do Porto, cuja 39ª edição se vai realizar a partir de 19 de Fevereiro e até 3 de Março, no Rivoli Teatro.

Este ano, depois de uma rigorosa seleção, estarão no Teatro Rivoli quase duas centenas de filmes, resultantes das propostas que nos chegaram de cerca de 60 países e dos convites por nós realizados a filmes pré-selecionados em mercados internacionais do filme, alguns deles apresentados pela primeira vez os seus filmes. De entre esses países salientem-se propostas vindas do Afeganistão, Alemanha, Argentina, Austria, Austrália, Azerbeijão, Bangladesh, Bélgica, Bulgária, Brasil, Cambodja, Canadá, Chile, China, Colombia, Coreia do Sul, Croácia, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Egipto, Emiratos Árabes Unidos, Equador, Filipinas, França, Georgia, Guatemala, Grécia, Holanda, Hungria, Ilha Reunião, Índia, Indonésia,  Irão, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Líbano, Lituânia, Macedónia, Malásia, México, Tunísia, Turquia, Venezuela. Um Fantasporto cada vez mais Global, mais forte internacionalmente, que chama cada vez mais a atenção dos produtores de todo o Mundo.

 

Por isso tudo se pode dizer que, a nível internacional, o Fantasportoestá totalmente implantado, com prestígio e respeito. E expressão disto é também a importância que tem para o Mundo do Cinema o cada vez mais elevado número de Antestreias Mundiais, Internacionais (só estrearam no país de produção)e Europeias. Mas tal não vem de agora. Ainda recentemente confirmamos que exibimos antestreias internacionais de filmes de David Fincher, Steven Spielberg, Robert Zemeckis, Joe Dante e muitos outros como os óscarizados, Danny Boyle, Anthony Minghella, Guillermo del Toro, James Cameron ou mesmo desse filho do Fantas que é Peter Jackson, numa lista impressionante de nomes consagrados do cinema que viram os seus primeiros filmes a ser exibidos em Portugal no Fantasporto.

 

Sob o tema desta 39ª edição, OS DESAFIOS DA MODERNIDADE, todos os géneros, todas as cores, gente de todo o mundo vão estar no Teatro Rivoli. Momentos especiais na mais recente secção do Festival, o FANTAS CLASSICS, este ano com a exibição deobras marcantes do cinemacomo Easy Rider, celebrando 50 anos da estreia, The Shining, A Clockwork Orange marcando os 90 anos do nascimento de Stanley Kubrick e os 20 da sua morte,  e os 40 anos de Alien, projectados em toda a sua glória, tal como foram criados para o grande écran. 

 

OS CLÁSSICOS

 

Easy Rider-  Dennis Hopper –  95’ - EUA- 1969 - Dois amigos partem de moto numa viagem através da América, descobrindo uma cultura de intolerância que desconheciam.  Rodado em Hollywood, este é o “road movie” por excelência, realizado por Dennis Hopper em 1969 . Um hino à liberdade e à procura de uma sociedade livre. Com Dennis Hopper, Peter Fonda e Karen Black. Homenagem do Fantasporto por ocasião do 50º aniversário da estreia.

 

A Clockwork Orange – Stanley Kubrick – 137’- UK/USA- 1971 -Um gang de jovens lança o pânico na cidade do futuro. O seu chefe, depois de preso, vai submeter-se a uma experiência para mudar o seu comportamento. A reacção na altura da estreia deste filme foi tal que chegou a estar proibido em alguns países, entre os quais Portugal onde apenas estreou em Novembro de 1974. E a ousadia do realizador Stanley Kubrick em usar música clássica para ilustrar cenas violentas ajudou a chamada de atenção para a brutalidade humana. Nomeado para 4 Óscares. Homenagem do Fantasporto por ocasião dos 20 anos da morte do realizador.  

 

The Shining- Stanley Kubrick- 146’-UK/USA - 1980

 O clássico de terror de Stanley Kubrick, de 1980, trouxe um género por muitos marginalizado como inferior para o “mainstream” dos grandes filmes de génio. Uma família entra num hotel enorme e isolado para lá passar o inverno. Com Jack Nicholson e Shelley Duval. Homenagem do Fantasporto por ocasião dos 20 anos da morte do realizador. 

 

 Alien – Ridley Scott-116’ - UK/USA- 1979 - Por ocasião dos 40 anos da estreia do filme, o Fantasporto homenageia “Alien”, o filme original da saga e a segunda longa metragem do realizador que depois nos trouxe “Blade Runner”, “Thelma & Louise”, “Gladiator” ou “The Martian”. Uma nave espacial recebe um pedido de ajuda vindo de uma lua perto. Na volta, um dos membros da tripulação traz com ele uma forma de vida misteriosa e letal, originalmente desenhada pelo artista suiço Giger.  Com Sigourney Weaver, Tom Skerrit e John Hurt, entre outros. O filme venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1980. 

 

OS DESAFIOS DA MODERNIDADE

 

Mas também os filmes recentes expressam os mais relevantes temas da actualidade.  Depois de termos abordado a ÉTICA em 2018, os filmes deste grande tema OS DESAFIOS DA MODERNIDADE , do Fantasporto 2019 são: 

The Panama Papers, de Alex Winter,  sobre o Poder dos Média e o jornalismo de investigação que se encontrava na restrita lista dos potenciais candidatos aos óscares;  Human, Space, Time and Human  deKim Ki-Duk sobre a Desumanização nas sociedades mais avançadas; Monstrum  de Jong-Ho Huh sobre os Jogos de Poder e a Corrupção; The Russian Bride de Michael S. Ojeda( filme de encerramento) sobre a Influência e Perigos da Net; Last Sunrise de Wen Ren sobre o Ambiente e as Catástrofes naturais; X- The eXploited de Károly Mészáros  sobre a Saúde Mental;Waiting for Sunsetsobre Idosos; School Servicede Louie Lagdameo Ignacio sobre a desumanização e a exploração da Infância; Painting Lifede Biju Kumar Damodaran sobre o Ambiente e a dependência da tecnologia; Nancy de Christina Choe sobre a  Adopção/Fragmentação da Família; Decision: Liquidation de  Alexander Aravin sobre Luta contra Radicalismo; e, finalmente, a Retrospectiva Taiwan, dedicada aos anos 60, sobre o  Empoderamento da Mulher.

 

O Fantasporto’2019 traz-nos outros filmes imperdíveis, que facilmente se poderão descobrir numa programação recheada de filmes  multi-premiados em festivais de referencia como  Cannes ou Veneza. Como nota ,uma chamada de atenção para a renovada cinematografia das Filipinas que vem conquistando Prémios no Fantasporto e que este ano volta a estar presente com três obras, todas elas de cineastas que viram os seus anteriores filmes vencerem prémios no Fantasporto. Canadá, Austrália. Igualmente significativa a presença do Reino Unido e do Canadá. 

 

PARA VER O QUE SE PRETENDE

 

A estrutura do festival ficou este ano mais clara. A primeira sessão da tarde e a última da noite, com pequenas excepções, volta a exibir os filmes da Secção Oficial de Cinema Fantástico, e a primeira da noite, a seleção oficial da Semana dos Realizadores – Prémio Manoel de Oliveira, bem como a secção Orient Express, esta vocacionada para o Cinema Oriental. No Pequeno Auditório do Teatro Rivoli, para além das retrospectivas dedicadas ao cinema de Taiwan e ao novo cinema Húngaro, em destaque  vai para o Cinema Português. 

 

OS PORTUGUESES

 

O cinema português está sempre em destaque no Fantasporto. De notar a crescente participação da Universidades e Escolas de Cinema portuguesas. Este ano o Fantasporto abre as portas a filmes de 10 entidades com cursos de cinema, como as Universidades do Minho, Católica, UTAD, escolas superiores como ESMAD, ESAP, ETIC,  com realce ainda para as que entram pela primeira vez, a Universidade da Beira Interior, a Universidade da Madeira e o Instituto Português de Fotografia. Também o Prémio de Cinema Português – Melhor Filme bate recordes com 12 filmes selecionados, num total de 57 filmes portuguesesa apresentar no Fantas a concurso. 

 

AS RETROSPECTIVAS

 

No que respeita a Retrospectivas teremos “TAIWAN -THE CHANGING FACE OF FEMININITY IN 60’S TAIWAN” com a Apresentação de clássicos  em cópias restauradas, numa pareceria com o Taiwan Film Institute,  entre eles 3 Filmes Lin Tuan-Chiu  em International Premiere.. Outra retrospectiva  chama-se “HUNGRIA- THE NEW GENERATION” com recentíssimos filmes dessa cinematografia, todos inéditos em Portugal. Nesta retrospectiva ( e também a concurso), encontra-se por exemplo o último filme do vencedor do Fantasporto de 2015 , Karóly Meszáros e o filme “ Liza – The Fox Fairy”  , de nome “ X-The Exploited”, ou a última longa-metragem de Gyorgy Palfi, responsável do grande sucesso que foi Taxidermia. Ambos estarão no Porto para apresentar os seus filmes.

 

JURIS E CONVIDADOS

 

Praticamente todos os filmes terão no Porto representantes, desde o realizador ou produtor, passando por autenticas equipas que incorporam actrizes e actores,. Também os Agentes de Vendas foram convidados para os seus encontros de networking com os convidados do festival, naquilo que se pode chamar um pequeno Mercado do Filme.  Os nomes do membros dos júris serão anunciados muito em breve.

 

ACESSO AO FESTIVAL

 

As condições de acesso ao Festival são idênticas dos últimos anos.Confirme no nosso Programa- Guia ou na net. 

 

BREVES E SAUDAÇÕES AOS NOSSOS APOIANTES DO COMITÉ DE HONRA 2019

 

Apesar de tempos difíceis para entidades culturais independentes, o Fantasporto continua rumo aos 40 Anos em 2020,  já com data marcada -25 de Fevereiro a 8 de Março, no Teatro Rivoli. 

Apoios e palavras de simpatia e apoio extremo temos tido, por exemplo do nosso COMITÉ DE HONRA ,presidido pelo Ilst Sr. Presidente da Assembleia da República, o Primeiro Ministro Dr. António Costa,da  Ministra da Cultura, lideres de todos os partidos políticos e representantes importantes do Mundo do Cinema Português, entre as mais diversas personalidades de grande prestígio nacional e internacional

 

O Fantasporto inicia as competições em 22 de Fevereiro 2019 até 2 de Março, no Teatro Rivoli, no Porto. 

 

NOTA IMPORTANTE

 

Sobre todos estes temas,  PF aceder à DRIVE do FANTASPORTO 2019 a qual contém o toda a informação possível  sobre o 39º Fantasporto.

 

https://drive.google.com/open?id=1vYO5LlNujpxBAbgKmCBZWvNDpw0squwa