FANTASPORTO 2018 GOES GLOBAL

FANTASPORTO 2018 GOES GLOBAL


 

FANTASPORTO'2018 GOES GLOBAL

 

DO MUNDO PARA O PORTO, DO PORTO PARA O MUNDO

 

Está aí de novo o Fantasporto, a 38ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto. De 20 de Fevereiro a 4 de Março 2018, mais 3 dias de Festival em relação ao habitual.

 

Como sempre um festival de descoberta com filmes inéditos vindos de todo o Mundo. O Grande Cinema. São uma centena os filmes selecionados, de nomes grandes do cinema, outros que o Fantas foi dando a conhecer ao longo dos anos, outros ainda verdadeiras descobertas no panorama cinematográfico. 

 

Este ano, haverá duas Sessões de Abertura - a Oficial, a 20 de Fevereiro, com o filme “Marrowbone”, produzido pelo produtor de “O Labirinto do Fauno”, e a das Secções Competitivas, a 23 de Fevereiro, com a super-produção russa baseada no clássico de Leon Tolstoi, “Anna Karenina: Vronsky’s Story”, de Karen Shaknazarov. O Encerramento será no dia 3 de Março com o filme representante da Bélgica aos Óscares, “Le Fidèle” (Fidelidade Sem Limites), ficando o dia 4 para a exibição dos filmes premiados.

Sempre Antestreias absolutas em Portugal, a maioria dos filmes selecionados pertencem sobretudo a duas categorias -  ou são vencedores de prémios em importantes certames internacionais ou são exibidos em Antestreia Europeia, Internacional e Mundial.

 

A selecção foi feita de entre cerca de 600 filmes de 59 países. Restaram 100 filmes que vão trazer ao Porto, a expensas próprias, cerca de duas centenas de profissionais, desde realizadores a produtores, actores ou actrizes. Num festival com 38 anos mantém-se a estrutura de sempre com as quatro secções competitivas: a do Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Orient Express e Cinema Português, este com uma importância e destaque muito especial. Registam-se as ANTESTREIAS MUNDIAIS de três longas metragens portuguesas, UMA VIDA SUBLIME de Luis Diogo, DOUTORES PALHAÇOS de Bernardo Lopes e Helder Faria e ainda APARIÇÃO de Fernando Vendrell. Haverá ainda uma Homenagem a Lauro António, um dos Prémios de Carreira Fantasporto de 2018 e conta-se com a participação activa de 8 Universidades e Escolas de Cinema no Prémio de Cinema Português. 

 

Em destaque também a Retrospectiva do Mestre realizador de Taiwan, Chang Tso-Chi, e uma deliciosa e inédita mostra dos chamados Taiwan B-Movies dos anos 70 e 80, com filmes remasterizados. Haverá ainda um grande debate com grandes personalidades de nível mundial sobre a Bioética - uma disciplina, que, ligada à Ficção Científica, dá o mote ao Forum Fantasporto 2018.  É um Fantasporto cada vez com mais impacto nacional e internacional, mais direccionado para os públicos jovens, abrindo, como sempre, as portas ao mais moderno e inovador cinema e às grandes produções. Haverá ainda, de livre acesso, debates, workshops, exposições, apresentações de livros, artes performativas, pequenos espectáculos e muito mais.

O Porto, Património Mundial da Humanidade, e Portugal, merecem um festival destes. Cultura e Turismo dão de novo as mãos, levando o nome da cidade e do Fantasporto para todo o Mundo.

 

Sejam Bem-Vindos ao 38º Fantasporto!