40 ANOS DE FANTASPORTO

40 ANOS DE FANTASPORTO


 

40 ANOS DE FANTASPORTO

  

A cidade do Porto, belíssima cidade barroca debruçada sobre o Rio Douro e cidade “Património Mundial da Humanidade”, recebe um dos festivais de cinema cada vez mais prestigiados a nível europeu e mundial - o Fantasporto. Assim é conhecido familiarmente o Festival Internacional de Cinema do Porto. Faz 40 anos em 2020 e realizar-se-á no Rivoli Teatro entre 25 de Fevereiro e 8 de Março. 

 

São treze dias de Festa para o Mundo do Cinema, onde produtores, realizadores, actores, actrizes, distribuidores e público se fundem num programa multifacetado, com filmes de todas as proveniências e géneros. Não é, assim, de admirar que, a par de um filme de ficção científica ou de terror, seja exibido um drama intimista, um documentário, um filme de autor ou até uma obra de cariz experimental. 

 

Será um ano de festa, de celebração, de recordação dos grandes nomes do cinema que o fantas catapultou para o estrelato. Também nomes grandes do Cinema têm passado pelo festival, entre eles, Max von Sydow, Guillermo del Toro, Wim Wenders, John Hurt, Rosana Arquette, Danny Boyle, Ben Kingsley, Paul Schrader, para apresentar os seus filmes. Será um ano de homenagens. Será um ano de transição para uma nova equipa, que ainda incluirá os seus fundadores. A estrutura competitiva será a mesma. Exibir-se-ão grandes clássicos. Haverá CINEMA. E ainda conferências, debates, Q&A´s, escolas de cinema que mostram os seus filmes, apresentações de livros, exposições de Artes Plásticas, apelando sempre à criação do gosto cultural.  

A programação, sempre muito recente, incorporará produções em Antestreia Mundial, Internacional e Europeia que fazem vir ao Porto dezenas de jornalistas e distribuidores estrangeiros para ver em “primeira mão” os filmes que ainda vão entrar no circuito comercial. Em paralelo, realizam-se também as Industry Screenings, um meio de ligação à Indústria do Cinema. Seja bem vindo ao Mundo das Artes, ao Porto do Cinema.