LENDA DO CINEMA RUSSO NO FANTAS 2012

LENDA DO CINEMA RUSSO NO FANTAS 2012


Um dos mais importantes realizadores russos da actualidade é homenageado na edição 32 do Fantasporto. O argumentista, produtor e realizador KAREN SHAKHNAZAROV é, ainda, director do maior estúdio de cinema russo – a Mosfilm.

Em 2010 Shakhnazarov foi premiado no Fantasporto pelo filme «Ward Number 6», que nos mostra como é fácil tornarmo-nos naquilo que mais tememos. Agora, o Festival Internacional de Cinema do Porto presta-lhe a devida homenagem exibindo um lote de filmes escolhido pelo próprio realizador.

 

Karen Georgievich Shakhnazarov nasceu a 8 de Julho de 1952 em Krasnodar, Rússia. Enquanto criança balançava entre a pintura e o cinema. Foi a Sétima Arte que o conquistou.

 

Entre 1969 e 1975 estudou no «Film Direction Faculty», tendo como mentor principal Igor Talankin. Entretanto, começou a trabalhar como assistente de produção e em 1975 realizaou o seu primeiro filme: «Shire Shag: Maestro» (Step Wide, Maestro) - o seu trabalho de final de curso. A primeira longa-metragem vem em 1979 – «Dobryaki» (Kind Men) – filme premiado em festivais de cinema europeus.Até hoje realizou uma quinzena de filmes, muitos deles tendo sido responsável pelo argumento.

 

O filme que traz a Shakhanazarov o reconhecimento mundial é «We're From Jazz» um musical que era protagonizado por Igor Sklyar, sobre as dificuldades de implementação deste tipo de música na USSR dos anos 1920. O filme foi considerado por muitos críticos como o melhor filme do ano (1983).

Um ano depois entrou para os «Mosfilm Studio» que dirige desde 1998. Os estudios Mosfilm são os maiores estúdios de cinema da Europa e têm no seu acervo os clássicos russos intemporais de homens como Tarkovsky e Eisenstein.

Com «Kurier» (The Messenger Boy) de 1987, Shakhnazarov consegue descrever a vida da juventude que cresceu no final da «época da Estagnação», bem como as suas estranhas relações pessoais.

A filmografia de Karen Shakhnazarov é diversificada. Os filmes dramáticos estão no topo da preferência do autor, mas todos eles têm toques de fantasia que os diferencia do habitual filme do género. Um bom exemplo é «Gorod Zero» (Zero City) de 1988 com Leonid Filatov no principal papel.

No romance histórico Tsareubiytsa (Assasin) de 1991, Shakhnazarov conta a trágica história de Nicholas II, o último Imperador da Rússia, e da sua família. Malcom McDowell e Oleg Yankovsky são os protanogistas.

 

Em 1998 lançou aquele que muitos acham ser a sua obra prima – «Den polnoluniya» (Day of the Full Moon) – uma narrativa perculiar marcam este trabalho. A realidade é intercalada com recordações românticas, fazendo do filme uma viagem poética no tempo e no espaço.

«Poisons or World History of Poisoning» é outro ponto de paragem obrigatória. Uma comédia negra sobre os desejos mais secretos de cada um de nós. Já «The Rider Named Death» em 2004 aborda o tema do terrorismo nos finais do século XX. E, «The Vanished Empire» é um filme nostálgico sobre a juventuide russa dos anos 1970.


O mais recente «Ward number 6» (2009) ganhou o prémio especial do Juri da Semana dos Realizadores do Fantasporto 2010. Baseado em um conto de Chekov, «Ward No. 6» conta a história de um psiquiatra que se torna paciente do asilo que antes comandava. Adaptado para a Rússia dos dias actuais, o filme é uma mistura de ansiedade e mistério, mostrando como é fácil nos tornarmos o que mais tememos.

 

Filmes da Retrospectiva Karen Shakhnazarov no Fantasporto 2012

 

Zero City (1988)

Assasin (1991)

Day of Full Moon (1998)

Poisons or World History of Poisoning (2000)

The Rider Named Death (2004)

The Vanished Empire (2008)

Ward Number 6 (2009)

 


  • 08.03.14
    ESTADO E AUTARQUIA GAR


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO

  • 08.03.14
    OS PRÉMIOS DO FANTASPORTO


    Os prémios atribuidos pelos Júris Internacionais do FANTASPORTO'2014.

  • 25.01.14
    8 MARCO | DAY 9


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO Venda de Bilhetes no Rivoli ou em https://fantasporto.bilheteiraonline.pt Em noite de Baile de Vampiros uma tarde cheia de calafrios, antestreias Mundiais e tudo para terminar com a entrega de prémios e The Railway Man com Nicole Kidman...e ainda o filme vencedor do Fantas´14