PEQUENO AUDITÓRIO TEATRO RIVOLI

PEQUENO AUDITÓRIO TEATRO RIVOLI


 

Fantasporto 2012

Pequeno Auditório Teatro Rivoli

Segunda-feira, 20 de Fevereiro

18.30h – FILMES TEATRO MARIONETAS DO PORTO
Um Estudo de Possibilidades – Carlos Ruiz – Port – 80 min
É um documentário que explora as múltiplas possibilidades do processo criativo no decorrer dos ensaios da peça de teatro “Bichos do Bosque” encenada por João Paulo Seara Cardoso em 2007 para o Teatro de Marionetas do Porto. Fragmentos de ensaios, leituras, discussões, conversas, o processo de construção das marionetas, sucedem-se de forma não linear. Uma homenagem sincera, embora tardia, do Fantasporto ao João Paulo.
21.00h – PROGRAMA SCI-FI 1 FANTASPORTO 2012 v.o. *
*maioria dos fimes com legendas em inglês
Blinky TM- Ruairi Robinson - Irlanda - 12’
Cortina de Humo - Daniela de Angel – Esp - 13’
Hellville - Laurent Durieux e outros – Fra - 3'51''
Memories from the Future - Huseyin Mert Ervedi – Turquia - 6’ 40’’
Paradisiaque - Igor Pejic – Fra - 3’30’’
Por qué desaparecieron los Dinosaurios? - Mar Delgado, Esaú Dharma - Esp - 3 ‘
Psychomorph - Brank O Farac – Croácia - 7’
The Diary of the Last Man - Jorge Caballero - Esp - 13’35’’
La Luz Del Mundo (The Light of the World) - Fernando J. Martinez – Esp - 16’15’’
22.30h – Hell - Tim Fehlbaum – Alem – 89 min CF/AE v.o. leg ingl.
Produção executiva de Roland Emmerich. Prémios Melhor Fotografia e Menção Especial da 44ª edição do Festival de Sitges e Melhor Realização do Festival de Cinema de Munique.
Ficção científica pura. Numa altura em que Hollywood nos inunda com efeitos especiais, “Hell” vai mais longe e junta uma produção gigantesca a um argumento exímio e cuidado.

Terça-feira, 21 de Fevereiro

18.30h – FILMES TEATRO MARIONETAS DO PORTO v.o.port.
Cabaret Molotov -Port- 9’51’’
O Princípio do Prazer – Port - 55’
Os 3 Porquinhos - Port - 7’ 56’’
21.00h – PROGRAMA SHOTS FANTASPORTO 2012 v.o.*
*maioria dos filmes com legendas em inglês
Dead Happy - Nicky Lianos – GB - 11'44"
Vicenta - Sam - Esp - 22'13"
Jugando con la muerte - Paul Urkijo - Esp - 17'46"
Lo siento te quiero - Leticia Dolera - Esp - 11'15"
Deus Irae - Pedro Cristiani – Argentina - 13'33"
Dead Hungry - Will Bridges – GB - 10´
Daisycutter - Enrique García, Rubén Salazar – Esp - 6'41"
22.30h – Meat - Victor Nieuwenhuijs, Maartje Seyferth – Hol – 92 min PP/AE v.o. leg ingl.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
“Meat” podia ser a sequela de “The Green Butchers”, o filme vencedor da Semana dos Realizadores do Fantasporto e do Prémio Meliès D’Or em 2004 (Melhor Filme de Cinema Europeu Fantástico). Um humor negro cortante e um argumento louco e sádico, fazem deste filme uma delícia imperdível, e não estamos a falar de costeletas! Só parece um talho normal ao início. Cedo se começa a perceber que a carne tem um aspecto animalesco. Este talho não tem muitos clientes, é mais um mundo de fantasia, um asilo onde o homem do talho pode viver as suas fantasias sexuais.

Quarta-feira, 22 de Fevereiro

18.30h - Adventures in Plymptoons! - Alexia Anastasio – EUA – 85 min PP/AE v.o. ingl.
Antecedido por… Guard Dog: Global Jam - Bill Plympton - EUA – 6 min v.o.
Um documentário sobre Bill Plympton, o norte-americano realizador de animação nomeado duas vezes para Óscar pelos filmes “Your Face” (1988) e “Guard Dog” (2005) e vencedor do Fantasporto 2009 com a longa-metragem “Idiots and Angels”. Este é o retrato do animador, com entrevistas à família, amigos e colegas, críticos e fãs. De Moby a “Weird Al” Yankovic, passando pelos actores Keith Carradine e Martha Plimpton, ao realizador do “The Simpsons Movie”, David Silverman e à voz de “SpongeBob” , Tom Kenny, são muitos os testemunhos sobre este verdadeiro artista.
21h – PROGRAMA SCI-FI 3 FANTASPORTO 2012 v.o.*
* maioria dos filmes com legendas em inglês
Arena- Jota Aronak- 2009- Esp-18’
Lesbos Invaders from Outer Space-Victor Conde- Esp-14’
Cíclope- Carlos Morett- 2009- Esp- 11’ 31’’
Babylon 2084- Christian Schleisiek- 2009- Esp- 30’
Bonsai- Oscar Martin- Esp- 14’32’’
Coming of Age- Ben Goodger- 2010-UK- 15’
Rosa- Jesus Orellana- Esp- 10’
22.30h – Guilty of Romance - Sion Sono – Jap - 124 min SR/AE v.o. leg ingl.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
O cruzamento da série televisiva “Lei e Ordem: Unidade Especial” com o “pink cinema” japonês. Quem não conhecer o trabalho do controverso poeta e realizador Sion Sono vai ficar chocado com o que vai ver, e aqueles que já estão familiarizados são desafiados com uma das suas mais perturbadoras obras.
Três mulheres de estratos sociais diferentes procuram prazer sexual de maneiras pouco convencionais.

Quinta-feira, 23 de Fevereiro

18.30h – FILMES TEATRO DE MARIONETAS DO PORTO v.o.port
Nada ou o Silêncio de Beckett – Port - 7’ 19’’
Wonderland - Port - 9’ 50’’
Paisagem Azul com Automóveis – Port - 55’
21.00h - Zombie’s Ass- Noboru Iguchi- Jap- 84 min PP/AE v.o. leg. ingl.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
O mais fantástico filme de zombies dos últimos anos. Série Z, escatológica e muito, muito divertida. Este filme é para aqueles que têm o estômago fortíssimo. Da mente retorcida de “The Machine Girl” e “Robo Geisha”, Noboru Iguchi volta a atacar com “Zombie Ass - Toilet of the Dead”. O nome diz quase tudo, mas não mostra nada…
22.30h – Life in One Day - Mark de Cloe –Holanda - 94 min PP/AE v.o. leg ingl.
Uma simples e bela história de amor, com toques fantásticos e com uma premissa pouco usual, mas também uma apurada reflexão sobre a importância do tempo. E se vivesse a sua vida inteira em apenas um dia? E se só tivesse uma oportunidade para apreciar todos os sentimentos que estamos habituados a repetir ao longo dos anos? Um beijo, ir à escola, crescer, fazer amor – apenas uma vez e em 24 horas.

Sexta-feira, 24 de Fevereiro

15.15h – L’Éden et Après - Alain Robbe Grillet - Fra/Checoslováquia – 93 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.
Alain Robbe-Grillet é um dos mais importantes realizadores de todos os tempos. No âmbito da sua programação para 2012, o Festival Internacional de Cinema do Porto, Fantasporto vai realizar com o apoio do Instituto Francês uma retrospectiva da sua obra.
17.15h – Vanished Empire – Karen Shakhnazarov – Rus – 105 min RETRO SHAKHNAZAROV v.o. leg. port.
Um dos mais importantes realizadores russos da actualidade é homenageado na edição 32 do Fantasporto. O argumentista, produtor e realizador Karen Shakhnazarov é, ainda, director do maior estúdio de cinema russo – a Mosfilm. «The Vanished Empire» é um filme nostálgico sobre a juventude russa dos anos 1970.
21.00h - Plan 9 From Outer Space – Ed Wood – EUA – 79 min – RETRO ED WOOD v.o. leg.port.
Juntamente com “Glenn or Glenda”, “Plan 9 from Outer Space” é indicado como um dos “piores filmes da história do cinema”. Conta a história de uma invasão alienígena. Os extraterrestres tentam conquistar a terra ressuscitando os mortos. Mas o que faz de “Plan 9” um filme tão divertido são as falhas de “raccord” contínuas, os diálogos bizarros e os artesanais efeitos especiais.
23.00h – Blade Runner (Final Cut) – Ridley Scott – EUA – 117 min - v.o.leg.port
30 ANOS DE BLADE RUNNER
ENCERRAMENTO DO FÓRUM O FUTURO AGORA
Para que um filme genial se transforme num filme de culto, não basta que seja uma obra prima. É preciso que desencadeie uma paixão intensa e duradoura e esse estado de graça é raro. Mas há filmes que entram no nosso imaginário e marcam definitivamente a memória cinéfila. ”Blade Runner” é um desses raros filmes. Em 2019, um futuro não muito longínquo, a humanidade está à beira do fim. Os andróides, ou replicantes modelo Nexus 6, são quase tão humanos como os humanos, demasiado humanos mesmo. Quatro deles fugiram ao controlo e vagueiam pela Terra, misturados nas caóticas metrópoles futuristas. Um detective privado - um caçador de robots – é contratado para os destruir.
01.00h – Bride of the Monster – Ed Wood – EUA – 69 min – RETRO ED WOOD v.o.leg.port
“Tão mau que é bom” é a frase que define o trabalho de Ed Wood. Considerado o “o pior cineasta de todos os tempos” Edward Davis Wood Jr. vai ter no Fantasporto 2012 uma retrospectiva do seu trabalho. O mítico Bela Lugosi é o protagonista deste “Bride of the Monster” – o doutor Varnoff rapta dez homens para uma experiência: quer tornar homens simples em super homens, usando energia atómica. A jornalista Lawton vai investigar.

Sábado, 25 de Fevereiro

15.15h – Get Carter – Mike Hodges – GB - 107 min v.o.ingl.
CELEBRANDO 40 ANOS DE “GET CARTER”
HOMENAGEM A MIKE HODGES
Vencedor no Fantasporto de 1990 com "Black Rainbow" nas categorias de melhor filme e melhor actriz (Rosanna Arquette) da Secção Oficial de Cinema Fantástico, Mike Hodges, um dos mais importantes cineastas britânicos, vem ao Fantasporto 2012 receber o Prémio por uma Carreira. Em “Get Carter” Michael Caine é um gangster que regressa a Londres para investigar a morte repentina do irmão. Cópia em 35mm restaurada pelo BFI
17.15h – Adventures in Plymptoons! - Alexia Anastasio – EUA – 85 min PP/AE v.o. ingl.
Antecedido por… Guard Dog: Global Jam - Bill Plympton - EUA – 6 min v.o.
Um documentário sobre Bill Plympton, o norte-americano realizador de animação nomeado duas vezes para Óscar pelos filmes “Your Face” (1988) e “Guard Dog” (2005) e vencedor do Fantasporto 2009 com a longa-metragem “Idiots and Angels”. Este é o retrato do animador, com entrevistas à família, amigos e colegas, críticos e fãs. De Moby a “Weird Al” Yankovic, passando pelos actores Keith Carradine e Martha Plimpton, ao realizador do “The Simpsons Movie”, David Silverman e à voz de “SpongeBob” , Tom Kenny, são muitos os testemunhos sobre este verdadeiro artista que já nos visitou duas vezes.
19.15h – Jailbait – Ed Wood – EUA – 72 min RETRO ED WOOD v.o.ingl.
Em português “O Rosto Escondido”. Mais uma “obra prima” de Ed Wood. Vic Brady alicia o jovem Don Gregor para o mundo do crime. Segue-se uma chantagem ao pai de Gregor, um cirurgião plástico, para que ele lhe altere a cara de maneira a que ele fuja à polícia.
21.00h – Afro Samurai: Resurrection - Fuminori Kizaki – Jap - 101 min ANIMÉ v.o. leg.port
Afro tem um coração de pedra e uma atracção incontrolável por vingança. O seu caminho é longo e violento. A saga iniciada em “Afro Samurai” encontra o seu auge em “Afro Samurai: Resurrection”, filme galardoado com um Emmy de “Outstanding Individual Achievement in Animation”, em 2009. Aqui o nosso herói, a quem Samuel L Jackson (que é também co-produtor) empresta a voz, é forçado a entrar novamente no “jogo” por uma bonita e letal mulher (voz de Lucy Liu) que conheceu no passado.
23.00h – Poisons – Karen Shakhnazarov – Rus – 106 min RETRO SHAKHANZAROV v.o. leg. ingl.
Em 2010 Shakhnazarov foi premiado no Fantasporto pelo filme «Ward Number 6», que nos mostra como é fácil tornarmo-nos naquilo que mais tememos. Agora, o Festival Internacional de Cinema do Porto presta-lhe a devida homenagem exibindo um lote de filmes escolhido pelo próprio realizador. «Poisons or World History of Poisoning» é outro ponto de paragem obrigatória. Uma comédia negra sobre os desejos mais secretos de cada um de nós.
01.00h - Monster Brawl - Jesse T. Cook - Can - 89 min PP/AE v.o. ingl
Os fãs do Wrestling vão dar saltos de alegria. “Monster Brawl” junta no ringue o que nunca outro realizador conseguiu unir em filme. Um festim de monstros vão combater entre eles até à morte. E não são uns monstros quaisquer… são eles: “Cyclops”, “Swamp Gut”, “Werewolf”, “Lady Vampire”, “The Mummy”, “Frankenstein” e “Zombie Man”.

Domingo, 26 de Fevereiro

15.15h – SESSÃO ESPECIAL CINANIMA v.o.*
*na maioria dos filmes com legendas em inglês
Plume- Barry Purves – Fra - 14’
Tides To and Fro - Ivan Maximov - Rússia - 9’50’’
The Blackwater Gospel - Bo Mathone – Dinam - 9’ 31’’
Romance - Georges Schwizgebel - Suíça - 7’
La Fille du Chasseur - Jadwiga Kowalska – Suiça - 5’ 23’’
Akerbeltz: The Witches and the Inquisitor - Ángel Urbina Vitoria - Esp - 10’29’’
Bisclavret - Emilie Mercier – Fra - 14’
La Nuit de l’Ours - Alexis Fradier, Pascal Giraud, Julien Rognard - Bélgica - 7’47’’
Danny Boy - Marek Skrobecki - Pol - 10’
17.15h – The Rider Named Death – Karen Shakhnazarov – Rus – 106 min RETRO SHAKHANZAROV v.o. leg. port.
Um dos mais importantes realizadores russos da actualidade é homenageado na edição 32 do Fantasporto. O argumentista, produtor e realizador Karen Shakhnazarov é, ainda, director do maior estúdio de cinema russo – a Mosfilm.
«The Rider Named Death» aborda o tema do terrorismo nos finais do século XX.
19.15h – Savages Crossing – Kevin James Dobson – Austrália – 86 min PP/AE v.o. ingl.
Um thriller psicológico com muita acção e sangue. Um grupo de estranhos é forçado a abrigar-se numa quinta quando uma inundação por causa do mau tempo isola a região. À medida que o nível das águas vai subindo, também a tensão entre este conjunto de pessoas vai tomando conta do seu dia-a-dia. O perigo dentro da casa é bem maior que as ameças externas.
21.00h – Exit Humanity - John Geddes - Can - 113 min PP/AE v.o. ingl.
Um épico de zombies passado no pós-guerra civil norte-americana. A narração é do magnífico Brian Cox (“Tróia”, “Identidade Desconhecida”, “Braveheart”). No elenco estão Stephen McHattie (“300”, “Watchmen” e “Uma História de Violência”) e Bill Moseley (“O Exército das Trevas”, “Halloween” e “Os Renegados do Diabo”). A história é a de um soldado chamado Edward Young que regressa da guerra para a família. Com ele chega uma praga que começa a varrer o país.
23.00h – Shiver – Julian Richards – EUA – 92 min PP/AE v.o. ingl. (Antestreia Mundial)
Companheiro de há já longos anos, Julian Richards volta ao Porto com um seu novo filme, desta feita em Antestreia Mundial. Vencedor de diversos prémios no Festival, em particular com os seus “Darklands”, “Summer Scars” ou “The Last Horror Movie” traz-nos agora, numa produção com o Canadá, a violenta história de um psico-killer que tem um particular prazer por pescoços de mulheres....

Segunda-feira, 27 de Fevereiro

15.15h – Aqui D’El Rei! 1 – António Pedro Vasconcelos – Port – 75 min RETRO APV v.o. fra.
Um realizador que foi capaz de atrair mais de 1 milhão de espectadores às salas de cinema para ver filmes portugueses merece uma homenagem no Fantasporto 2012. António-Pedro Vasconcelos é o único realizador que se pode gabar deste feito e o Festival Internacional de Cinema do Porto escolheu-o como a personalidade portuguesa em destaque na edição 32.
17h – Aqui D’El Rei! 2 – António Pedro Vasconcelos – Port – 75 min RETRO APV v.o. fra.
Nas palavras do próprio António Pedro Vasconcelos: “Uma série ambiciosa, que me levou cinco anos de teimosia a montar, e que deve muito a uma ideia inicial do Vasco Pulido Valente e ao talento do Carlos Saboga, que a reescreveu num francês brilhante, ao longo de anos e anos de trabalho a dois, até encontrarmos a forma que nos satisfizesse e convencesse os produtores franceses e espanhóis a financiá-la.”
18.30 - Aqui D’El Rei! 3 – António Pedro Vasconcelos – Port – 75 min RETRO APV v.o. fra.
Ainda, segundo António Pedro Vasconcelos: “Foi a primeira obra em que me afastei do lado confidencial dos meus filmes anteriores, das histórias de itinerário com um alter ego, e em que passei a trabalhar sistematicamente com um argumentista, porque passei a dar uma importância obsessiva à estrutura do argumento, à construção de histórias com intrigas complexas e vários sub-plots.”
21.00h – Glorious 39 - Stephen Poliakoff – GB – 129 min PP/AE v.o. ingl
Um drama histórico com o carimbo de qualidade da BBC Films, um épico que antecede uma das grandes guerras com um elenco de luxo. Romola Garai (“Expiação”, “Dirty Dancing 2”) é a protagonista. A seu lado estão o veterano Christopher Lee (“Drácula”, “O Senhor dos Anéis”, “Star Wars”), Bill Nighty (“O amor Acontece”, “Harry Potter”) e David Tennant (“Doctor Who”, série tv), entre muitos outros. No Verão de 1939, Anne, uma actriz de algum sucesso e seguidora da aristocracia da época, é apanhada na conspiração silenciosa que irá desaguar na Segunda Guerra Mundial.
23.00h – PROGRAMA SCI-FI 3 FANTASPORTO 2012 v.o.*
*na maioria dos filmes com legendas em inglês
Arena- Jota Aronak- 2009- Esp-18’
Lesbos Invaders from Outer Space-Victor Conde- Esp-14’
Cíclope- Carlos Morett- 2009- Esp- 11’ 31’’
Babylon 2084- Christian Schleisiek- 2009- Esp- 30’
Bonsai- Oscar Martin- Esp- 14’32’’
Coming of Age- Ben Goodger- 2010-UK- 15’
Rosa- Jesus Orellana- Esp- 10’
01.00h - Glen or Glenda – Ed Wood – EUA – 74 min RETRO ED WOOD v.o. ingl.
Depois da Segunda Guerra Mundial Ed Wood foi para Hollywood convencendo o produtor de filmes série B, George Weiss, que era capaz de fazer um filme sobre a mudança de sexo de Christine Jorgensen. Nasceu “Glen Or Glenda” e criou-se uma lenda!

Terça-feira, 28 de Fevereiro

15.15h – SESSÃO BLACK & WHITE v.o.*
* maioria dos filmes com legendas em inglês
The Homogenics - Gerard Freixes – Esp - 4’
Roncos do Diabo - Tiago Soares - Portugal - 3’
Negative - Yoav Hornung – Israel - 16’
Half Tone - Hamideh Javadi - Irão - 6’
Alfama - João Viana – Port - 15’
Encontro - Mariana Castro – Port - 9’
Anna Blume - Vessela Dantcheva – Alemanha - 9’
Piton - André Guiomar – Port - 20’
17.15h – SESSÃO ESPECIAL CINECLUBE DE AVANCA v.o.port
Noite Gélida em Castelo Branco - Luís Diogo - Port -15’
Noite Fria em castelo Branco - Luís Diogo - Port -15’
Estátua - Carlos Silva, A. Valente – Port - 5’
Mulher Sombra - Joana Imaginário – Port - 7’ 39’’
Bruxas - Francisco Lança- Port - 9’43’’
Brincarolas - Graça Gomes – Port - 3’
O Circo Colectivo de crianças - Port - 7'50''
Shlager - Xavier Almeida - Port - 5’
19.15h – SESSÃO ESPECIAL CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO v.o.*
*filmes com legendas em inglês
Striptease Volcanique - Régine Cirotteau – Fra -10’ CF/AE Curtas
Le Lac Noir - Victor Jaquier - Suiça - 19’ 12’’ CF/AE Curtas
Aalterate - Christobal de Oliveira- Fra/Hol - 9’ 44’’ CF/AE Curtas
Sonic Birth (Accouchement Sonique) – Jérome Blanquet – Fra - 16’55’’ CF/AE Curtas
+
Douglas Trumbull – Masterclass 30 ANOS BLADE RUNNER
21.00h – Zero City – Karen Shakhnazarov – Rus – 103 min RETRO SHAKHANZAROV v.o. leg. port.
A filmografia de Karen Shakhnazarov é diversificada. Os filmes dramáticos estão no topo da preferência do autor, mas todos eles têm toques de fantasia que os diferencia do habitual filme do género. Um bom exemplo é «Gorod Zero» (Zero City) de 1988 com Leonid Filatov no principal papel.
23.00h – The Maiden Danced to Death - Endre Hules - Hung – 83 min PP/AE v.o. leg. ingl.
Com um elenco internacional onde se destaca Deborah Kara Hunger, Stevie (Istvan) é um empresário que chega dos Estados Unidos a Budapeste e reata a sua relação com a irmã Gyula, e a cunhada Mari que tem uma companhia de dança húngara. Afastado da família durante décadas, Istvan tem dificuldade em regressar ao seu passado. Tendo conseguido que a companhia do irmão fizesse uma digressão pelo mundo, Istvan procura dominar essa companhia, acabando por desestabilizar. Ver este filme é uma experiência fascinante.

Quarta-feira, 29 de Fevereiro

15.15h – SESSÃO ESPECIAL AGÊNCIA DA CURTA-METRAGEM v.o.port
Afonso Henriques, o Primeiro Rei - Pedro Lino - Port/GB – 5’
North Atlantic - Bernardo Nascimento - Port/EUA-15’
Maybe - Pedro Resende, Port/EUA - 9’
O Inferno - Carlos Conceição – Port - 20’
Peixe Azul - Tiago Rosa-Rosso – Port - 15’
A Viagem - Simão Cayate - Port/EUA - 30’
17.15h – SESSÃO ESPECIAL CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO v.o.*
* filmes com legendas em inglês
Amor Sacro - Javier Yañez - Esp – 19’50’
Lizard Girl - Choi Si-Young- Coreia do Sul - 16’
Ctin! - Cyrille Drevon - Fra - 14’
Blinky. TM - Ruairi Robinson - Irlanda - 12’
Flower of Battle/Cvijet Bitke - Simon Bogojevic Narath – Croácia - 19’ 40’’
Colour Bleed - Peter Szewczyk - GB - 5’
19.15h – PROGRAMA SCI-FI 1 FANTASPORTO 2012 v.o.*
*maioria dos filmes com legendas em inglês
Blinky TM- Ruairi Robinson - Irlanda - 12’
Cortina de Humo - Daniela de Angel – Esp - 13’
Hellville - Laurent Durieux e outros – Fra - 3'51''
Memories from the Future - Huseyin Mert Ervedi – Turquia - 6’ 40’’
Paradisiaque - Igor Pejic – Fra - 3’30’’
Por qué desaparecieron los Dinosaurios? - Mar Delgado, Esaú Dharma - Esp - 3 ‘
Psychomorph - Brank O Farac – Croácia - 7’
The Diary of the Last Man - Jorge Caballero - Esp - 13’35’’
La Luz Del Mundo (The Light of the World) - Fernando J. Martinez – Esp - 16’15’’
21.00h – A Gentle Rain Falls for Fukushima - Atsushi Koratsu - Jap - 94 min PP/AE v.o. leg. ingl. (Antestreia Mundial)
Uma “entrada” fulgurante” de última hora no Fantas. Uma peculiar reunião familiar. O único problema é que cada um deles renasceu apos vidas diferentes e, obviamente, têm questões para resolver.
23.00h – Day of Full Moon – Karen Shakhnazarov – Rus – 90 min RETRO SHAKHANZAROV v.o. leg. port.
Em 1998 Karen Shakhnazarov lançou aquele que muitos acham ser a sua obra prima – «Den polnoluniya» (Day of the Full Moon) – uma narrativa peculiar marca este trabalho. A realidade é intercalada com recordações românticas, fazendo do filme uma viagem poética no tempo e no espaço.

Quinta-feira, 1 de Março

14.30h – COMPETIÇÃO OFICIAL CINEMA PORTUGUÊS – ESCOLAS DE CINEMA 1 v.o.port
ESCOLA SOARES DOS REIS (Porto)
Devoção - Daniela Rodrigues - Port - 4’ 21’’
Café Utopia - Sara Pinto – Port - 5’ 25’’
Crossing Walls - Ana Borba - Port - 5’ 31’’
Cor - Linnea Lidegran - Port - 3’ 40’’
Porto, Cidade Oriental - Marcelo Graf – Port - 5’ 6’’
Feeling Good - Helena Moreira – Port - 4’ 7’’
Bunker - José Eduardo - Port - 5’ 36’’
Chama do Conhecimento - Gustavo Costa - Port - 3’ 55’’
Uma Tarde num Espelho - Helena Santos - Port - 4’22’’
S4phyr4 - Melissa Guimarães - Port - 4’ 56’’
Ouroboros - Sérgio Torres - Port - 4’ 33’’
Underground - Nelson Leão - Port - 5’ 35’’
+
UNIVERSIDADE CATÓLICA
Artur - Flávio Pires – Port - 18’ 13’’
Píton - André Guiomar - Port - 19’ 53’’
Old Moon - Sofia Peixe, Sue Alves – Port- 6’ 34’’
The Night Shift - Jorge Barros - 3’14’’
17.15h – PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS – ESCOLAS CINEMA
UNIVERSIDADE DO MINHO
Sonhos Roubados - Fernando Henrique, Gonçalo Almeida, Heraldo Almeida, Luís Martins, Sérgio Costa – Port- 9'30"
The Tracking – Bibiana Fernandes – Port - 6'54"
Indefectible Blemish - Alejandro Montecatine, Andreia Almeida, Cyntia Monteiro, Daniela Pereira, Joana Rodrigues, João Araújo, João Braga, João Vilares, José Carvalho, Isabel Rodrigues, Paulo Dias e Sílvia Meneses – Port - 14’
+
UNIVERSIDADE LUSÓFONA (Lisboa)
O Fim do Homem - Bruno Telésforo, Luís Lobo - Port - 8’ 47’’
Quadro Branco – Catarina Catrola, Tatiana Saavedra – Port - 9’ 16’’
A Estrela Mais Brilhante – André Matos, Joana Santos - Port -11’ 37’’
Mutter – Tony Costa, Rafael A, Martins- Port - 8’27’’
A Dança de Sísifo – André Lourenço, Paulo Valente - Port -10' 21’’
19.15h – Transeurope Express - Alain Robbe Grillet - Fra/Belg - 105 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.
Alain Robbe-Grillet é um dos mais importantes realizadores de todos os tempos. No âmbito da sua programação para 2012, o, Fantasporto realiza com o apoio do Instituto Francês uma retrospectiva da sua obra. Em todos os filmes uma visão singular de um cinema onde a palavra é rainha, onde o estilo marca a diferença e a imagem seduz o espectador enquanto o provoca nos seus desejos mais íntimos e perversos.
21.00h – L’Immortelle - Alain Robbe Grillet - Turquia/Ita/Fra - 101 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.
Robbe-Grillet é a par com Marguerite Duras, um dos grandes nomes da literatura francesa, criadores e chefes de fila do movimento do nouveau roman e curiosamente ambos cederam à tentação irresistível de passar da escrita para o ecrã. Figura ímpar de um tempo em que o cinema francês era o farol da cultura, a obra deste escritor-cineasta tem a marca inconfundível de autor.
23.00h – Perdido por Cem – António Pedro Vasconcelos – Port – 105 min RETRO APV v. o. port
A primeira longa-metragem de António Pedro Vasconcelos. “Perdido por Cem” (1973), é um filme fortemente influenciado pela “Nouvelle Vague” francesa. Tal como esclarece António Pedro Vasconcelos: “Escolhi ‘Perdido por cem’, por ser o meu primeiro filme, com todas as ingenuidades e imperfeições, mas o mais pessoal e o mais obscenamente sincero que fiz até hoje.”

Sexta-feira, 2 de Março

15.15h – COMPETIÇÃO OFICIAL CINEMA PORTUGUÊS – ESCOLAS DE CINEMA 2 v.o.port
ETIC- ESCOLA TÉCNICA DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO (LISBOA)
Cubolution – Paulo Lopes - Port - 4’36’’- animação
A Musa - Diana Cardoso - Port- 10’
Submersa - Alexia Fernandes - Port -15’
Trash TV - Rodolfo Rodrigues – Port - 3’ 7’’animação
+
RESTART - INSTITUTO DE CRIATIVIDADE, ARTES E NOVAS TECNOLOGIAS (LISBOA)
Longtemps Je me Suis Couché de Bonne Heure- Andrea Fernández – Port - 3’12’’
Supermercado - Tiago Ivo, Alberto Simões, Rui Durão - Port - 11’ 18’’
Maiores de 65 - Daniela Migalho, Luís Margalhau - Port - 10’ 07
Mina de S. Domingos - João Abecassis Fernandes - Port - 15’ – documentário
O Gato - Bernardo Ferreira, João Teixeira - Port - 9’45’
17.15h – COMPETIÇÃO OFICIAL CINEMA PORTUGUÊS v.o.port
O Milagre - Amadeu Pena da Silva – Port - 11’20’’  

Falha do Sistema - José Miguel Moreira - Port – 15’
A Dança de Sisifo - André Lourenço, Paulo Valente - Port -10' 21''
Nada Fazi - Filipa Reis, João Miller Guerra - Port - 20’
Stroke - Sofia de Botton - 5’61’’- Port - animação
O Fim do Homem - Bruno Telésforo, Luís Lobo - Port - 8’ 47’’
Sibilância - Rui Oliveira Pires - Port - 5’ 20’’
O Planalto da Mourela - Martin Dale - Port- 24’ - documentário
Loly Pop Star - Ana Carneiro - Port - 10’11’’
19.15h - PROGRAMA SHOTS 2 FANTASPORTO 2012 v.o.*
* maioria dos filmes com legendas em inglês
Dead Happy - Nicky Lianos – GB - 11'44"
Vicenta - Sam - Esp - 22'13"
Jugando con la muerte - Paul Urkijo - Esp - 17'46"
Lo siento te quiero - Leticia Dolera - Esp - 11'15"
Deus Irae - Pedro Cristiani – Argentina - 13'33"
Dead Hungry - Will Bridges – GB - 10´
Daisycutter - Enrique García, Rubén Salazar – Esp - 6'41"
21.00h – Evangelion 1:0 You are (Not) Alone – Masayuki, Kasuya Tsurumaki, Hideaki Anno – Jap – 98 min PP/AE ANIMÉ v.o. leg. port.
Animé (cinema de animação japonês) Ficção científica repleta de acção.
Durante o cataclismo global conhecido como "Segundo Impacto", metade da população do Mundo morreu. Quem sobreviveu desconhece as verdadeiras causas deste cataclismo.
23.00h – The Truth of Lie - Roland Reber – Alem – 98 min PP/AE v.o. leg. ingl
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Um dos mais marginais realizadores alemães da actualidade, Roland Reber, continua a sua cruzada contra os bons costumes. Depois de obras controversas como “24/7 The Passion of Life” e “Angels with Dirty Wings”, ambas apresentadas no Fantasporto chega agora com “The Truth of Lie” mais uma experiência limite aos corpos e mente humana.
Christoph de 35 anos estudou psicologia e depois de se ter licenciado, trabalhou como treinador de motivação. Para se sentir totalmente realizado, decidiu escrever. O seu tópico favorito são experiências emocionais de pessoas no limite.
01.00h - Night of the Ghouls – ED Wood – EUA – 69 min RETRO ED WOOD v.o. ingl
Norte-americano de nascimento, foi produtor, realizador e argumentista de filmes de terror, "love story´s" e ficção científica que se destacavam pela criatividade face aos limitados recursos que possuía para o fazer, tanto a nível técnico como de orçamento. Foi rapidamente que Ed Wood se tornou num cineasta de culto. Ed Wood reune os suspeitos do costume para mais um filme que tem tanto de divertido como de assustador.

Sábado, 3 de Março

15.15h – SESSÃO ESPECIAL CASA DA ANIMAÇÃO v.o. port
Independência de Espírito - Marta Monteiro – Port - 14’38’’
My Music - Tiago Albuquerque , João Braz - Port - 9’24’’
Os Milionários - Mario Gajo de Carvalho - Port- 10’
Os Olhos do Farol - Pedro Serrazina - Port - 15’
Quem é este Chapéu? - Joana Toste - Port- 5’
Sem Querer - João Fazenda, João Paulo Cotrim – Port - 8’ 50’’
O Sapateiro - David Doutel, Vasco Sá - Port - 9’
Dodú, o Rapaz de Cartão - José Miguel Ribeiro - Port - 6'
Ginjas - Humberto Santana, Zepe -port - 2'
17.15h – Assassins – Karen Shakhnazarov – Rus – 104 min RETRO SHAKHNAZAROV v.o. leg ingl.
Um dos mais importantes realizadores russos da actualidade é homenageado na edição 32 do Fantasporto. O argumentista, produtor e realizador Karen Shakhnazarov é, ainda, director do maior estúdio de cinema russo – a Mosfilm.
Em 2010 Shakhnazarov foi premiado no Fantasporto pelo filme «Ward Number 6», que nos mostra como é fácil tornarmo-nos naquilo que mais tememos. Agora, o Festival Internacional de Cinema do Porto presta-lhe a devida homenagem exibindo um conjunto de filmes por si realizados e escolhidos.
19.15h - Afro Samurai - Takashi Ozaki - Jap – 100 min ANIMÉ v.o.leg port
Samuel J. Jackson é Afro Samurai. Baseado no manga de Takashi Okazaki e inspirado no movimento Rap/Hip-Hop, “Afro Samurai” é uma das séries mais caras de animação Japonesa. A sua produção durou três anos, e o projecto ganhou uma nova vida ao chegar às mãos de Samuel L. Jackson. Ao actor americano juntou-se Ron Pearlman (“Hellboy”) e Kelly Hu (“X-Men 2”) que deram voz aos personagens principais. A banda sonora combina elementos de rap, Hip-hop, Blues e Rock numa combinação explosiva.
21.00h – (Untitled) - Jonathan Parker, Manfred Baumann - EUA- 96 min PP/AE v.o. ingl.
Uma comédia dramática e satírica sobre arte, com um elenco de luxo - Adam Goldberg (“O Resgate do Soldado Ryan”, “Uma Mente Brilhante” e “Déjà Vu”), Vinnie Jones (“Snatch – Porcos e Diamantes”, “X-Men: O Confronto Final”), Lucy Punch (“Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos”, “Jantar de Idiotas”), Marley Shelton (“Planeta Terror”, “Pleasantville – Viagem ao Passado”, “Sin City”) e Eion Bailey (“Clube de Combate”, “Quase Famosos”), entre outros. A dona de uma galeria em Chelsea, Nova Iorque, apaixona-se por um compositor…
23.00h - Madonna’s Pig - Frank van Passel – Belg – 110 min v.o. CF/AE leg ingl.
Uma comédia deliciosa e repleta de fantasia de uma confirmação do cinema belga do Frank Van Passel, um realizador já galardoado no prestigiado Festival de Cinema de Cannes. O vendedor ambulante, Tony Roozen, tem 25 anos e uma missão – vender o seu novo produto, o inovador gadget – Porky. Este porco robô produz sons, vibrações e exala aromas que fazem com que os porcos de carne e osso sintam o desejo de se reproduzir.
01.00h - Zombie’s Ass - Noboru Iguchi – Jap – 84 min PP/AE v.o. leg. ingl.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
“O mais fantástico filme de zombies dos últimos anos”. Série Z, escatológica e muito, muito divertida. Este filme é para aqueles que têm um estômago fortíssimo. Da mente retorcida de “The Machine Girl” e “Robo Geisha”, Noboru Iguchi volta a atacar com “Zombie Ass - Toilet of the Dead”. O nome diz quase tudo, mas…não mostra nada…

Domingo, 4 de Março

15.15h – Filme Premiado no Fantasporto 2012
17.15h – Filme Premiado no Fantasporto 2012
19.15h – Filme Premiado no Fantasporto 2012
21.00h – Filme Premiado no Fantasporto 2012
23.00h – Filme Premiado no Fantasporto 2012



  • 08.03.14
    ESTADO E AUTARQUIA GAR


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO

  • 08.03.14
    OS PRÉMIOS DO FANTASPORTO


    Os prémios atribuidos pelos Júris Internacionais do FANTASPORTO'2014.

  • 25.01.14
    8 MARCO | DAY 9


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO Venda de Bilhetes no Rivoli ou em https://fantasporto.bilheteiraonline.pt Em noite de Baile de Vampiros uma tarde cheia de calafrios, antestreias Mundiais e tudo para terminar com a entrega de prémios e The Railway Man com Nicole Kidman...e ainda o filme vencedor do Fantas´14