“SHAME” ABRE O CERTAME

“SHAME” ABRE O CERTAME


 

Até 4 de Março no Rivoli

DE VOLTA À INVICTA

 

Programa Fantasporto 2012

 

GRANDE AUDITÓRIO TEATRO RIVOLI


Sexta-feira, 24 de Fevereiro

15.00h - L´Homme Qui Ment - Alain Robbe Grillet - Fra - 95 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.
Alain Robbe-Grillet é um dos mais importantes realizadores de todos os tempos. No âmbito da sua programação para 2012, o Festival Internacional de Cinema do Porto, Fantasporto vai realizar com o apoio do Instituto Frances uma retrospectiva da sua obra.
17.00h – Ward nº 6 – Karen Shakhnazarov – Rus - 83 min RETRO SHAKHNAZAROV v.o. leg. port.
Em 2010 Shakhnazarov foi premiado no Fantasporto pelo filme «Ward Number 6», que nos mostra como é fácil tornarmo-nos naquilo que mais tememos. Agora, o Festival Internacional de Cinema do Porto presta-lhe a devida homenagem exibindo um lote de filmes escolhido pelo próprio realizador.
21.15h – Sessão de Abertura Fantasporto 2012
Shame - Steve McQueen- GB – 101 min SR/AE v.o. leg, port.
Antecedido por… Ingrid Pitt: Beyond the Forrest- Kevin Sean Michaels - EUA – 6 min PP/AE Curtas v.o. ingl.
“Shame” ganhou os Prémios Fipresci, Volpi Cup e “CinemAvenire” do Festival de Cinema de Veneza. “Shame” de Steve McQueen é um drama sobre um viciado e sexo, com Carey Mulligan, a britânica nomeada para Óscar de Melhor Actriz no filme “Uma Outra Educação” e o alemão Michael Fassbender (“Sacanas Sem Lei” e “300”). Se o primeiro filme de Steve McQueen (“Hunger”) era sobre um homem sem liberdade, “Shame” é exactamente o oposto.
23.15h - Bag of Bones (parte 1) - Mick Garris – EUA - 79 min PP/AE v.o leg. port. (antestreia europeia)
O norte-americano Mick Garris, Prémio Carreira do Fantasporto 2011, e realizador de, entre outros, “Sonâmbulos” baseado em Stephen King”, “A Mosca 2” e das séries TV “Contos Assombrosos” e “Masters of Horror” dirige agora Pierce Brosnam (“GoldenEye”, “007 – Morre Noutro Dia”) na adaptação para cinema de uma mini série de terror, adaptada a filme para ser exibido nos cinemas, e de novo, baseada numa obra de Stephen King.
01.15h - Bag of Bones (parte 2) - Mick Garris – EUA - 83 min PP/AE v.o leg. port. (antestreia europeia)
O escritor de sucesso Mike Noonam é incapaz de deixar o luto pela morte repentina da mulher Jo. Durante um dos seus bloqueios de inspiração, um sonho leva-o à casa de campo onde passou momentos felizes em família. Na vida real, Mike decide seguir o sonho e vai para o Maine onde conhece uma atractiva viúva, Mattie, e a sua filha.

Pequeno Auditório Teatro Rivoli

Sexta-feira, 24 de Fevereiro

15.15h – L’Éden et Après - Alain Robbe Grillet - Fra/Checoslováquia – 93 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.
Alain Robbe-Grillet é um dos mais importantes realizadores de todos os tempos. No âmbito da sua programação para 2012, o Festival Internacional de Cinema do Porto, Fantasporto vai realizar com o apoio do Instituto Francês uma retrospectiva da sua obra.
17.15h – Vanished Empire – Karen Shakhnazarov – Rus – 105 min RETRO SHAKHNAZAROV v.o. leg. port.
Um dos mais importantes realizadores russos da actualidade é homenageado na edição 32 do Fantasporto. O argumentista, produtor e realizador Karen Shakhnazarov é, ainda, director do maior estúdio de cinema russo – a Mosfilm. «The Vanished Empire» é um filme nostálgico sobre a juventude russa dos anos 1970.
21.00h - Plan 9 From Outer Space – Ed Wood – EUA – 79 min – RETRO ED WOOD v.o. leg.port.
Juntamente com “Glenn or Glenda”, “Plan 9 from Outer Space” é indicado como um dos “piores filmes da história do cinema”. Conta a história de uma invasão alienígena. Os extraterrestres tentam conquistar a terra ressuscitando os mortos. Mas o que faz de “Plan 9” um filme tão divertido são as falhas de “raccord” contínuas, os diálogos bizarros e os artesanais efeitos especiais.
23.00h – Blade Runner (Final Cut) – Ridley Scott – EUA – 117 min - v.o.leg.port
30 ANOS DE BLADE RUNNER
ENCERRAMENTO DO FÓRUM O FUTURO AGORA
Para que um filme genial se transforme num filme de culto, não basta que seja uma obra prima. É preciso que desencadeie uma paixão intensa e duradoura e esse estado de graça é raro. Mas há filmes que entram no nosso imaginário e marcam definitivamente a memória cinéfila. ”Blade Runner” é um desses raros filmes. Em 2019, um futuro não muito longínquo, a humanidade está à beira do fim. Os andróides, ou replicantes modelo Nexus 6, são quase tão humanos como os humanos, demasiado humanos mesmo. Quatro deles fugiram ao controlo e vagueiam pela Terra, misturados nas caóticas metrópoles futuristas. Um detective privado - um caçador de robots – é contratado para os destruir.
01.00h – Bride of the Monster – Ed Wood – EUA – 69 min – RETRO ED WOOD v.o.leg.port
“Tão mau que é bom” é a frase que define o trabalho de Ed Wood. Considerado o “o pior cineasta de todos os tempos” Edward Davis Wood Jr. vai ter no Fantasporto 2012 uma retrospectiva do seu trabalho. O mítico Bela Lugosi é o protagonista deste “Bride of the Monster” – o doutor Varnoff rapta dez homens para uma experiência: quer tornar homens simples em super homens, usando energia atómica. A jornalista Lawton vai investigar.

FANTAS IN SHORTS
Programação Espaço do Cinema (Pequeno Auditório)
v.o. ingl ou leg ingl. na maioria dos filmes

Sexta-feira, 24 de Fevereiro

9.30h – FANTAS IN SHORTS
Filmes Croácia 4 – 54 min
10.30h – FANTAS IN SHORTS
Filmes Turquia 11 – 64 min
11.30h – FANTAS IN SHORTS
Filmes Croácia 8 – 56 min
12.30h – FANTAS IN SHORTS
Filmes Turquia 10 – 66 min

Fantas no Hard Club

 

24 Fevereiro

 

sala 2

 

12:00 às 14:00 - HOLANDA

Curtas Metragens da Holanda I – 12:00 – 12:55

An Abstract Day – Oerd van Cuijlenborg (Holanda) 6’ – 2010 - Animação
Audiotour – Stephane Kaas (Holanda) 4’ – 2010
Behind the Wall – Elbe Stevens (Holanda) 6’ – 2010
The Birthday Surprise – Danne Bakker (Holanda) 4’ – 2010 – Animação
Bridge – Gerben Agterberg (Holanda) 6’ – 2010 – Animação
Broken Moon – Arno Dierickx (Holanda) 11’ – 2010
Bukowski – Daan Bakker (Holanda) 9’ – 2010
Cat and Mice – Nova Van Dijk (Holanda) 9’ – 2010

Total: 55’

Intervalo: 5m

Curtas Metragens da Holanda 2 – 13:00 – 13:53

Dirkjan Rules! – Wilfred Ottenheijm & Remco Polman (Holanda) 3’ – 2010 – Animação
The Evocation of Sadness – Erwin Olaf (Holanda) 11’ – 2010
Get Real! – Evert de Beijer (Holanda) 12’ – 2010 – Animação
Horseplay – Ruth Meyer (Holanda) 12’ – 2010
I Am A Girl! – Susan Koenen (Holanda) 15’ – 2010


Total: 53’

Total: 108' com o intervalo 113'

 

Programa Paralelo – O Futuro Agora

 

EXPOSIÇÃO DE HOLOGRAMAS E TECNOLOGIA ÓPTICA

 

Dia 24 Fevereiro - 6ª feira- 20.30h

Inauguração

 

Programa elaborado em parceria com o Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a colaboração do Prof Luís Miguel Bernardo, Director do Museu, e coordenado pelo Prof Helder M. Crespo, Professor Assistente do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto.

 

Exposição de Hologramas

 

A Exposição pretende demonstrar alguns aspectos da tecnologia óptica desenvolvida no Porto, estabelecendo também uma  ponte com o Cinema, nomeadamente pela ilustração de métodos de estereoscopia, os quais estão hoje  na base do Cinema 3-D, mas cujos princípios foram já estabelecidos no Séc. XIX.

 

Novo Holograma

 

Construído tendo em conta a Comemoração Especial dos 30 anos do filme “Blade Runner”, será criado expressamente para o Fantasporto um elemento novo em tecnologia holográfica, estabelecendo assim uma relação visual forte entre o clássico do cinema e a sua celebração, o  Fantasporto e a Cidade do Porto.

 

 


  • 08.03.14
    ESTADO E AUTARQUIA GAR


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO

  • 08.03.14
    OS PRÉMIOS DO FANTASPORTO


    Os prémios atribuidos pelos Júris Internacionais do FANTASPORTO'2014.

  • 25.01.14
    8 MARCO | DAY 9


    TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O FESTIVAL em https://www.facebook.com/FANTASPORTO Venda de Bilhetes no Rivoli ou em https://fantasporto.bilheteiraonline.pt Em noite de Baile de Vampiros uma tarde cheia de calafrios, antestreias Mundiais e tudo para terminar com a entrega de prémios e The Railway Man com Nicole Kidman...e ainda o filme vencedor do Fantas´14