ESPANHÓIS, CANADIANOS, ITALIANOS, ISRAELITAS

ESPANHÓIS, CANADIANOS, ITALIANOS, ISRAELITAS


 

 

De volta as sessões da uma da manhã!

 

Programa Fantasporto 2012

 

GRANDE AUDITÓRIO TEATRO RIVOLI 


Segunda-feira, 27 de Fevereiro

15.00h - Code 37: The Movie - Jakob Verbruggen – Can – 96 min CF/AE v.o, leg. port.
Produzido pelo belga Dirk Impens (nomeado para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por “A Oposição” de Stijn Coninx), “Code 37” é a adaptação para cinema de uma série televisiva de muito sucesso na TV belga. Este policial dramático tem, no papel principal, uma jovem mulher polícia que combate os crimes urbanos, sobretudo os sexuais, tendo também que lidar com os seus próprios demónios.
17.00h – Immaturi - Paolo Genovese – Ita - 110 min SR/AE v.o. leg. port.
Uma comédia sobre um dos maiores pesadelos de qualquer adulto e uma lição de vida: a maturidade é difícil de alcançar! Há 20 anos, quando andavam no liceu, Giorgio, Lorenzo, Piero, Luisa, Virgilio e Francesca formavam um grupo cheio de energia e vontade de viver. No fim do curso integraram-se na sociedade, perdendo o contacto. Um dia, recebem uma carta do Ministério da Educação dizendo-lhes que devem voltar a fazer os exames do 12º ano! Delirante.
21.15h - The Slut - Hagar Ben Asher – Israel - 77 min SR/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… The Lost Town of Switez - Kamil Polak – Pol, Can, Fran, Sui, Din - 20 min PP/AE Curtas
Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes. Estreia da jovem realizadora israelita Hagar Ben Asher com um tema, ainda, tabu em grande parte das sociedades – uma mulher viciada em sexo. Além da realização, Hagar é responsável pelo argumento e é a protagonista. Tamar é uma bonita mulher de 35 anos. Vive sozinha com os seus dois filhos. Não consegue controlar o seu desejo sexual e, por isso, entrega-se a vários homens da vila onde vive.
23.15h - Lobos de Arga- Juan Martinez Moreno- Espanha- 100 min CF/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… Hope - Pedro Pires- Canadá – 11 min CF/AE v.o.
Uma comédia bestial (de: besta, brutal, grosseiro, feio, repugnante e imoral) de terror que ganhou o Prémio do Público do Festival de Cinema de Terror de San Sebastian, o primeiro filme espanhol a conseguir este galardão nos 22 anos daquele festival. Depois de 15 anos passados fora, Tomás, um não muito bem sucedido escritor, regressa à sua terra natal, Arga, na Galiza aparentemente… para ser homenageado pela população local!
01.15h - The Bunny Game - Adam Rehmeier – EUA - 76 min PP/AE v.o. leg. port.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
“The Bunny Game” promete ir longe, sendo mais polémico que muitos filmes com o mesmo tema. Até agora os americanos tinham algum pudor com aquilo que produziam. Perto da violência dos “snuff movies”, este é um ensaio sem remorsos sobre o mal que é possível fazer quando não se tem nada a perder. Uma visão doentia da tortura, da morte e do renascimento.

Pequeno Auditório Teatro Rivoli

Segunda-feira, 27 de Fevereiro

15.15h – Aqui D’El Rei! 1 – António Pedro Vasconcelos – Port – 75 min RETRO APV v.o. fra.
Um realizador que foi capaz de atrair mais de 1 milhão de espectadores às salas de cinema para ver filmes portugueses merece uma homenagem no Fantasporto 2012. António-Pedro Vasconcelos é o único realizador que se pode gabar deste feito e o Festival Internacional de Cinema do Porto escolheu-o como a personalidade portuguesa em destaque na edição 32.
17h – Aqui D’El Rei! 2 – António Pedro Vasconcelos – Port – 75 min RETRO APV v.o. fra.
Nas palavras do próprio António Pedro Vasconcelos: “Uma série ambiciosa, que me levou cinco anos de teimosia a montar, e que deve muito a uma ideia inicial do Vasco Pulido Valente e ao talento do Carlos Saboga, que a reescreveu num francês brilhante, ao longo de anos e anos de trabalho a dois, até encontrarmos a forma que nos satisfizesse e convencesse os produtores franceses e espanhóis a financiá-la.”
18.30 - Aqui D’El Rei! 3 – António Pedro Vasconcelos – Port – 75 min RETRO APV v.o. fra.
Ainda, segundo António Pedro Vasconcelos: “Foi a primeira obra em que me afastei do lado confidencial dos meus filmes anteriores, das histórias de itinerário com um alter ego, e em que passei a trabalhar sistematicamente com um argumentista, porque passei a dar uma importância obsessiva à estrutura do argumento, à construção de histórias com intrigas complexas e vários sub-plots.”
21.00h – Glorious 39 - Stephen Poliakoff – GB – 129 min PP/AE v.o. ingl
Um drama histórico com o carimbo de qualidade da BBC Films, um épico que antecede uma das grandes guerras com um elenco de luxo. Romola Garai (“Expiação”, “Dirty Dancing 2”) é a protagonista. A seu lado estão o veterano Christopher Lee (“Drácula”, “O Senhor dos Anéis”, “Star Wars”), Bill Nighty (“O amor Acontece”, “Harry Potter”) e David Tennant (“Doctor Who”, série tv), entre muitos outros. No Verão de 1939, Anne, uma actriz de algum sucesso e seguidora da aristocracia da época, é apanhada na conspiração silenciosa que irá desaguar na Segunda Guerra Mundial.
23.00h – PROGRAMA SCI-FI 3 FANTASPORTO 2012 v.o.*
*na maioria dos filmes com legendas em inglês
Arena- Jota Aronak- 2009- Esp-18’
Lesbos Invaders from Outer Space-Victor Conde- Esp-14’
Cíclope- Carlos Morett- 2009- Esp- 11’ 31’’
Babylon 2084- Christian Schleisiek- 2009- Esp- 30’
Bonsai- Oscar Martin- Esp- 14’32’’
Coming of Age- Ben Goodger- 2010-UK- 15’
Rosa- Jesus Orellana- Esp- 10’
01.00h - Glen or Glenda – Ed Wood – EUA – 74 min RETRO ED WOOD v.o. ingl.
Depois da Segunda Guerra Mundial Ed Wood foi para Hollywood convencendo o produtor de filmes série B, George Weiss, que era capaz de fazer um filme sobre a mudança de sexo de Christine Jorgensen. Nasceu “Glen Or Glenda” e criou-se uma lenda!

FANTAS IN SHORTS
Programação Espaço do Cinema (Pequeno Auditório)
v.o. ingl ou leg ingl. na maioria dos filmes

Segunda-feira, 27 de Fevereiro

9.30h – FANTAS IN SHORTS
Filmes Croácia 7 – 55 min
10.30h – FANTAS IN SHORTS
Filmes Holanda 2 – 56 min
11.30h – FANTAS IN SHORTS
Filmes Espanha (Pais Basco) 1 – 54 min
12.30h – FANTAS IN SHORTS
Filmes Turquia 12 – 79 min