BRAM STOKER’S DRACULA

BRAM STOKER’S DRACULA (EUA)


Francis Ford Coppola - EUA - 128’ - 1992 - v.o. leg. port.


O filme baseia-se no grande clássico da literatura, “Dracula” escrito por Bram Stoker em 1897, que se converteu em fonte de inspiração para mais de uma centena de filmes, como o de Murnau, e cuja personagem principal tem atraído ao longo do tempo dezenas de realizadores. Também Coppola, um dos mestres do cinema, não escapou, construindo uma sumptuosa versão da vida do vampiro aristocrata e dando um papel inesquecível ao versátil Gary Oldman, vencedor de um Óscar por “The Darkest Hour” em 2018. O Fantasporto orgulha-se de ter apresentado este filme de Coppola em Antestreia portuguesa em 1993, numa sessão-surpresa e super-reservada, segundo o desejo do produtor, uma prenda para os seus espectadores, já que era, na altura, o mais esperado nos écrans portugueses, depois da estreia nos Estados Unidos em Novembro de 1992 e do renome entretanto adquirido.

 

The film is based on the great classic written by Bram Stoker in 1897 which soon was converted into more than a hundred films, namely by Murnau, due to its charismatic protagonist. Also Coppola, a master of cinema, did not escape, building a sumptuous version of the aristocratic vampire and giving an unforgettable role to versatile actor Gary Oldman, later a Oscar winner with “The Darkest Hour” in 2018. Fantasporto is proud to have presented the Portuguese Premiere in 1993, in a last minute, barely announced and super reserved screening, per wish of the producers, a gift to its audience since it was the most waited film at that moment, after its premiere in November 1992 in the States and having acquired since then a significant buzz. 

 


  • IN THE NAME OF THE MOTHER (EUA)


    Depois do suicídio do marido que a deixara por outra, cabe à viúva tratar de todos. A mulher luta por manter a família unida e o seu negócio em ordem. Para isso tem de contactar com o submundo dos gangs de Manila.

  • ENTANGLED (EUA)


    Quatro estudantes, dois rapazes e duas raparigas, estudam a hipótese de haver outros mundos iguais ao nosso. Quando uma rapariga do grupo morre e regressa depois, percebem que as suas experiências, afinal, podem ter resultado. Do realizador de “Prisoner X”, Prémio da Crítica do Fantasporto 2016.

  • GOD MAN DOG (EUA)


    TAIWAN RETRO - THE WHEEL OF FORTUNE God Man Dog